Levantamento de questões sobre a noção de partilha no campo da aquisição de linguagem
Palavras-chave:
Levantamento de questões, a noção de partilha no campo, aquisição de linguagemResumo
A relação dialógica tem sido considerada como unidade de análiseprivilegiada na investigação da linguagem da criança. Este trabalho consiste, portanto, numa tentativa de abordar tal unidade a partir da idéia de experiência discursiva partilhada. Nesse sentido, pretendemos indicar algumas questões sobre a noção de partilha, ou melhor, sobre a noção de história discursiva partilhada pelos interlocutores (adulto e criança), durante a trajetória lingüística do sujeito. Embora possua raízes na pragmática, tal noção tem sido adotada em diferentes abordagens, no campo da Aquisição de Linguagem. Realçamos, então, a importância do papel desempenhado pela partilha na tentativa de explicar a mudança, que ocorre no sujeito, de uma condição de não falante para uma condição de falante. Propomos, entretanto, que parece não se tratar de uma noção simples, natural, evidente em si mesma e, por isso, mereceria ser colocada em discussão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-03-2016
Como Citar
CARVALHO, G. Levantamento de questões sobre a noção de partilha no campo da aquisição de linguagem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 6, n. 1/2, p. 57–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9400. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.