Levantamento de questões sobre a noção de partilha no campo da aquisição de linguagem

Autores

  • Glória Carvalho

Palavras-chave:

Levantamento de questões, a noção de partilha no campo, aquisição de linguagem

Resumo

A relação dialógica tem sido considerada como unidade de análise
privilegiada na investigação da linguagem da criança. Este trabalho consiste, portanto, numa tentativa de abordar tal unidade a partir da idéia de experiência discursiva partilhada. Nesse sentido, pretendemos indicar algumas questões sobre a noção de partilha, ou melhor, sobre a noção de história discursiva partilhada pelos interlocutores (adulto e criança), durante a trajetória lingüística do sujeito. Embora possua raízes na pragmática, tal noção tem sido adotada em diferentes abordagens, no campo da Aquisição de Linguagem. Realçamos, então, a importância do papel desempenhado pela partilha na tentativa de explicar a mudança, que ocorre no sujeito, de uma condição de não falante para uma condição de falante. Propomos, entretanto, que parece não se tratar de uma noção simples, natural, evidente em si mesma e, por isso, mereceria ser colocada em discussão.

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Publicado

04-03-2016

Como Citar

CARVALHO, G. Levantamento de questões sobre a noção de partilha no campo da aquisição de linguagem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 6, n. 1/2, p. 57–68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9400. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos