Construindo versões de mundo (Reflexões sobre a atividade de categorização em aulas de Português)
Palavras-chave:
Categorias, cognição social, interação.Resumo
Este texto tem por finalidade discutir a atividade de construção decategorias e conceitos no contexto específico das aulas de língua portuguesa,
com foco privilegiado no conjunto de saberes fabricados conjuntamente por
professores e alunos em ambientes de aula. O trabalho com categorias é central nessa discussão na medida em que estas nos permitem observar como os atores do contexto social de aula manejam em termos concretos as unidades básicas que estruturam o conhecimento. Além disso, nos permitem considerar como se classificam os pontos de vista mais gerais sobre a realidade, dado o contexto situado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-03-2016
Como Citar
-LEITE, J. E. R. Construindo versões de mundo (Reflexões sobre a atividade de categorização em aulas de Português). Revista do GELNE, [S. l.], v. 6, n. 1/2, p. 69–90, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9401. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.