Análise discursiva de representações do tempo na publicidade de relógios de pulso
Keywords:
discurso, publicidade, tempo, representações.Abstract
Neste estudo, apresentamos uma análise discursiva da representação do
tempo em dois anúncios publicitários de relógios de pulso veiculados em
décadas diferentes (1970 e 2000) no Brasil. Com base na Análise de Discurso
francesa (AD), investigamos os processos de produção desses discursos,
a constituição e as relações dos sentidos em cada período. Trabalhamos
a hipótese do tempo como um construto discursivo, que além de ser
instituído socialmente, tem sua interpretação gerida imaginariamente.
O exercício bibliográfico referenciou formas de apreensão e tratamento
do tempo (Castoriadis, 1982), seus usos sociais (Harvey, 2000), e de
compreender a experiência temporal na contemporaneidade (Castells,
1999). Considerou-se também seu uso disciplinar (Foucault, 2009) e na
configuração das relações entre trabalho e lazer (Moreira, 2008), temas
envolvidos na estratégia persuasiva dos anúncios. Estes foram analisados
em forma de sequências discursivas de referência (Courtine, 2009),
articulando retomadas teóricas a pressupostos que embasam os trabalhos
da AD (Pêcheux, 1993, 1995; 1997; Pêcheux e Fuchs, 1993; Pêcheux e
León, 2011). As análises apontaram para representações do tempo
condicionadas por determinações histórico-ideológicas. Em ambos os
anúncios, o relógio recebeu um investimento de significação acima da
função de cômputo, sendo relacionado à sanção de durações e ritmos,
enquanto que os processos discursivos, sustentando vínculos entre
temporalidades específicas e desígnios como imperativos econômicos,
construíram uma identificação da gestão da existência dos sujeitos com
saberes pré-estabelecidos.
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