Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade

Authors

  • Orlando Vian Jr. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janaina Weissheimer Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcello Marcelino Universidade Federal de São Paulo

Abstract

Nosso objetivo neste texto é discutir o bilinguismo como um fenômeno
complexo no qual vários elementos interagem e, como tal, pode ser observado
e analisado a partir de diferentes perspectivas. Focaremos nas questões de
aquisição, principalmente na perspectiva gerativista, ou abordagem paramétrica,
como também é conhecida (PINKER, 1984; O’GRADY, 1997; MEISEL,
2000,2011; SNYDER, 2007), a qual considera os conceitos de língua-I e
lingua-E e os variados tipos de bilinguismo resultantes de diferentes processos
linguísticos de aquisição da linguagem (CHOMSKY, 1965, 1995, 2000; WHITE,
2003). Abordamos, ainda, a questão do impacto que o bilinguismo exerce sobre
o sistema cognitivo e linguístico dos aprendizes, salientando as vantagens que a
reorganização neural durante a aprendizagem de duas línguas estabelece, tanto
para os bilíngues precoces como para os longevos (HEREDIA; ALTARRIBA,
2001; BIALYSTOK, CRAIK, KLEIN; VISWANATHAN, 2004; GROSJEAN,
2008; KRAMER; MOTA, 2012). Para ilustrar a discussão, utilizamos dados
de pesquisas desenvolvidas em escolas bilíngues na cidade de Natal/RN, bem
como práticas de ensino nesses contextos. Com bases nesses dois aspectos envolvidos no desenvolvimento bilíngue, discutimos a questão da complexidade das variáveis relacionados ao bilinguismo em suas várias manifestações.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Janaina Weissheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marcello MarcelinoUniversidade Federal de São Paulo

Published

30-09-2016

How to Cite

JR., O. V.; WEISSHEIMER, J.; MARCELINO, M. Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade. Revista do GELNE, [S. l.], v. 15, n. 1/2, p. 399–416, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10283. Acesso em: 23 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos