Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade
Abstract
Nosso objetivo neste texto é discutir o bilinguismo como um fenômeno
complexo no qual vários elementos interagem e, como tal, pode ser observado
e analisado a partir de diferentes perspectivas. Focaremos nas questões de
aquisição, principalmente na perspectiva gerativista, ou abordagem paramétrica,
como também é conhecida (PINKER, 1984; O’GRADY, 1997; MEISEL,
2000,2011; SNYDER, 2007), a qual considera os conceitos de língua-I e
lingua-E e os variados tipos de bilinguismo resultantes de diferentes processos
linguísticos de aquisição da linguagem (CHOMSKY, 1965, 1995, 2000; WHITE,
2003). Abordamos, ainda, a questão do impacto que o bilinguismo exerce sobre
o sistema cognitivo e linguístico dos aprendizes, salientando as vantagens que a
reorganização neural durante a aprendizagem de duas línguas estabelece, tanto
para os bilíngues precoces como para os longevos (HEREDIA; ALTARRIBA,
2001; BIALYSTOK, CRAIK, KLEIN; VISWANATHAN, 2004; GROSJEAN,
2008; KRAMER; MOTA, 2012). Para ilustrar a discussão, utilizamos dados
de pesquisas desenvolvidas em escolas bilíngues na cidade de Natal/RN, bem
como práticas de ensino nesses contextos. Com bases nesses dois aspectos envolvidos no desenvolvimento bilíngue, discutimos a questão da complexidade das variáveis relacionados ao bilinguismo em suas várias manifestações.
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