Os projetos de letramento como instrumentos de ressignificação do tempo, do espaço e dos materiais escolares
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12708Keywords:
Projetos de letramento, Escrita, Ensino-aprendizagem.Abstract
Um dos pontos-chave dos projetos de letramento é o seu funcionamento, alinhado à dinâmica das práticas sociais que ocorrem em diversos contextos. Com base nisso, objetivamos empreender uma discussão voltada a entender como o processo de escrita cotidiana de alunos do ensino médio externo à escola pode inspirar o desenvolvimento de ações de ensino-aprendizagem ancoradas em projetos de letramento, especificamente no que tange à extrapolação dos horários, lugares e recursos específicos da sala de aula e da escola. Assim, na esteira de Barton e Hamilton (2000), Bazerman (2011), Heath (1982), Kleiman (1995, 2000, 2007), Oliveira (2008, 2010a, 2010b), Oliveira; Tinoco e Santos (2014) e Santos (2012), explicitamos os conceitos de letramento, gêneros, projetos de letramento, entre outros. A geração dos dados ocorreu por meio de uma entrevista endereçada a alunos do ensino médio, que falaram sobre suas práticas de escrita, suas formas de produção, a regularidade de usos e os recursos referentes a essas práticas. Como resultado, nossas reflexões contribuíram para o entendimento de que as práticas de escrita dos alunos que ocorrem fora do espaço escolar podem representar importantes fontes de inspiração para o delineamento e a execução de projetos de letramento.Downloads
References
ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, 1983.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy practices. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, pp. 7-15, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Linguagem, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.
HEATH, S. B. Protean shapes in literacy events: Ever-shifting oral and literate traditions. In: TANNEN, D. (Ed.). Spoken and written language: Exploring orality and literacy. Norwood, N.J: Ablex, pp. 91-117,1982.
KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez, 2007.
_____________. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, p. 223-243, 2000.
_____________. Apresentação. In: KLEIMAN, A; SIGNORINI, I. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, p.07- 11, 1995.
MOITA-LOPES, L. P. Etnografia crítica: um paradigma de pesquisa em Linguística Aplicada. Intercâmbio Puc SP, v 03, p. 1-16, 1993.
OLIVEIRA, M. do S. Projetos, uma prática de letramentos no cotidiano do professor de língua materna. In: OLIVEIRA, M. do S.; KLEIMAN, A. Letramentos múltiplos: agentes, prática, representações. Natal, RN: EDUFRN, p. 93-118, 2008.
_____________. Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010a.
_____________. O Papel do Professor no Espaço da Cultura Letrada: do mediador ao agente de letramento. In: SERRANI, Silvana (Org.). Letramento, Discurso e Trabalho Docente. Vinhedo: Editora Horizonte, p. 40-55, 2010b.
_______________. Variação cultural e ensino/aprendizagem de língua materna: os projetos de letramento em comunidades de aprendizagem. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (Orgs.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 121-140, 2010c.
OLIVEIRA, M. S.; TINOCO, G. M. A. M.; SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. 2 ed. Natal: EDUFRN, 2014.
SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.