Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e Engenharias no canal do Youtube “Penso, logo opino”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID38854

Resumen

Este artigo resulta da investigação sobre a conceptualização metafórica de Ciência em vídeos de graduandos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia e de Engenharias, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, publicados no canal do YouTube “Penso, logo opino”. Realizamos esta pesquisa básica e qualitativa (Fonseca, 2022) norteados pela Teoria da Metáfora Conceptual (Lakoff; Johnson, 1980) e pelas categorias de análise metáfora conceptual, metáfora primária e metáfora complexa (Grady, 1997; Lakoff; Johnson, 1999.). Observamos que emergem, das falas analisadas, as metáforas primárias Organização é estrutura física, Ajuda é suporte, Mau é estar no escuro, Material necessário a um processo é comida, Ações são movimentos autopropulsionados e Dificuldades são obstáculos e as metáforas conceptuais CIÊNCIA É EDIFÍCIO, CIÊNCIA É ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA e CIÊNCIA É ORGANISMO, além da metáfora complexa CIÊNCIA É ENTIDADE SEMOVENTE QUE ULTRAPASSA OBSTÁCULOS. Com base nesses resultados, ressaltamos a correspondência, evidenciada na linguagem, entre aspectos da Ciência e elementos que compõem tanto estruturas físicas de edifícios e de organismos quanto atividades cotidianas relacionadas a experiências sensório-motoras básicas. Além disso, evidenciamos a importância de observar como, por meio da linguagem, reforçamos (ou combatemos) visões de mundo que, dentro ou fora dos círculos acadêmicos, precisam estar alinhadas ao compromisso tácito com a promoção do bem-estar social, inclusive por meio do enfrentamento, em ambientes virtuais, ao tão propagado anticientificismo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ada Lima Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da área de Práticas de Leitura e Escrita do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (UFRN), líder do grupo de pesquisa Metacognição, Linguagem e Letramentos (UFRN), pesquisadora no grupo Metacognição e Práticas Discursivas (UFF) e doutora em Estudos da Linguagem (UFRN).

Brendo Luciano Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Licenciado em Letras (com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas) pela UFRN e pesquisador no grupo Metacognição, Linguagem e Letramentos na mesma instituição.

Publicado

11-12-2025

Cómo citar

SOUSA, Ada Lima Ferreira de; LUCIANO GOMES, Brendo. Metáforas de ciência: análise cognitiva de discursos de graduandos de C&T e Engenharias no canal do Youtube “Penso, logo opino”. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e38854 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n2ID38854. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38854. Acesso em: 25 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos