Ensino de língua portuguesa: uma proposta de sequência didática baseada nos estudos decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15500Resumen
Este trabalho tem por objetivo realizar um exercício teórico-prático que envolve o ensino de Língua Portuguesa pautado na relação língua/identidade/decolonialidade. Desse modo, propõe-se um diálogo entre os estudos da Escola de Genebra (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) sobre sequências didáticas (SD) e os estudos decoloniais (DUSSEL, 1994, GROSFOGUEL, 2016, MALDONADO-TORRES, 2007, MIGNOLO, 2006). Partindo dessa fusão, apresenta-se uma SD voltada para o Ensino Médio, com base no tema “Preconceito, identidade e diferença”. A proposta, com base na concepção de língua como modo de interação, é potencialmente produtiva porque pode auxiliar o aluno a desenvolver tanto a sensibilidade intercultural quanto a consciência identitária e cidadã, o que pode contribuir para seu empoderamento e para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
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