"Eu escolho a escola!": a escrita do texto dissertativo-argumentativo a partir do gênero documentário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33603

Resumen

A escrita do texto dissertativo-argumentativo, no Ensino Médio, requer investigações que estejam sintonizadas com o universo multissemiótico em que os estudantes estão inseridos. Com efeito, nessa pesquisa, cujo suporte teórico se fundamenta nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014; Heath, 1982; Bortoni-Ricardo, 2005; Kleiman, 2007; COSTA, 2016; TFOUNI, 2012 [1994]), buscou-se aferir, em que medida, o trabalho com o gênero documentário, na disciplina de Língua Portuguesa, contribui para a formulação de sequências narrativas e argumentativas (Adam, 2011), as quais, em articulação, podem estruturar a escrita do texto dissertativo-argumentativo. A pesquisa-ação realizada, de cunho etnográfico, contou com a participação de 15 (quinze) sujeitos, jovens e adolescentes de 16 a 20 anos, estudantes das turmas de 2ª e 3ª séries de uma escola da rede estadual de Teresina-PI. Em termos pedagógicos, a sequência didática aplicada (Pessoa, 2014) compreendeu eventos de oralidade (rodas de conversa) e eventos de escrita (produção de resenhas cinematográficas e textos dissertativo-argumentativos). Nesse trabalho, vale registrar,  a elaboração de resenhas cinematográficas constituiu uma estratégia que subsidiou, preliminarmente, a confecção de sequências narrativas e argumentativas, as quais seriam, em momento posterior, retextualizadas nos textos dissertativo-argumentativos. Outrossim, os dados revelaram que um gênero que congrega a linguagem verbal e visual, a exemplo do documentário, promove um significativo diálogo com as experiências socioculturais dos estudantes, assim como contribui para o desenvolvimento da oralidade e composição de proposições narrativas de base e sequências argumentativas. Tais movimentos, consequentemente, favoreceram, tanto do ponto de vista crítico quanto autoral, a construção de textos dissertativo-argumentativos, sob o enfoque dos letramentos escolares.

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Biografía del autor/a

Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Letras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí.

Virna Pereira Teixeira, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Professora da educação básica da rede estadual de educação do Piauí.

Publicado

03-04-2024

Cómo citar

SIRQUEIRA MENDES DA COSTA, C. de S.; PEREIRA TEIXEIRA, V. . "Eu escolho a escola!": a escrita do texto dissertativo-argumentativo a partir do gênero documentário. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e33603, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33603. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/33603. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos