Fragmentos de um paraíso tropical
Palabras clave:
recepção crítica, críticos literários, imagens, literatura brasileiraResumen
Primeiramente, gostaria de comentar do títulodesta comunicação. A produção de Jorge AmadoGabriela, cravo e canela tem sido muito analisadapelos críticos literários brasileiros e estrangeiros.Gabriela, cravo e canela será o texto que dará aoautor a possibilidade de ser conhecido no mundo,independente da máquina editorial do Partido Comunista.Por efeito, o romance recebeu muito mais atençãoe vários estudiosos iniciaram leituras diversas,embora Jorge Amado no Brasil tivesse ficado marcadopela discussão veemente e apaixonada dos seusavaliadores e detratores. Mas a crítica estrangeira dosmeios acadêmicos da França e dos Estados Unidos,que não tinham ainda procedido a um exame maisintensivo, passou a enviar para o Brasil novas leituras.Se, inicialmente, essa crítica lia Gabriela comum olhar do centro, pelas regras de seus países e evidenciavamo exotismo que atravessava as páginas doromance, nas últimas duas décadas, livros como estepassam a integrar uma rede maior de conexões e significadospara se ler o Brasil a partir de um olhar híbrido.Portanto o romance Gabriela, cravo e canela pode,a depender dos operadores de interpretação, ter duasleituras: uma que o integra à tradição de uma literaturanacionalista, nos rastros de Alencar (uma leituracolonialista) ou pode ser lido como uma sociedadepós-colonial híbrida (proveniente da dissociação doBrasil-estado do Brasil-sociedade).Descargas
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Publicado
23-02-2016
Cómo citar
ALVES, I. Fragmentos de um paraíso tropical. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9192. Acesso em: 22 dic. 2024.
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Artigos
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