Diretrizes para autores

Os trabalhos enviados serão submetidos à avaliação pela Equipe Editorial da Revista do GELNE desde que estejam de acordo com as normas elencadas a seguir:

 

  • Configuração do arquivo: Os artigos deverão ser encaminhados em arquivo digitado no Microsoft Word ou Libre Office; tamanho de página A4; com margens superior e esquerda de 3 cm e margens inferior e direita de 2 cm;

 

  • Extensão dos trabalhos: A extensão de artigos deve ser de, no mínimo, 11 páginas e 15 páginas no máximo, do título às referências, considerando figuras e anexos; já as resenhas críticas devem apresentar entre 4 e 7 páginas. Se o artigo ou a resenha ultrapassar(em) o número de páginas, será devolvido(a) ao autor.

 

  • Identificação dos autores: Os trabalhos devem ser submetidos, via sistema, SEM a identificação do(s) autor(es) no corpo do texto e também nas informações pessoais do documento; quando necessário, usar a indicação “AUTOR (Ano)” em todas as partes do texto, incluindo as referências;

Saiba como remover informações pessoais do documento Word

  • Estrutura do trabalho: Os artigos devem conter, obrigatoriamente: título; resumo e palavras-chave em português e inglês (e no idioma original, caso esteja redigido em outro idioma); e referências ao final do texto.
  • Formatação do texto:

    O título do trabalho deverá ser grafado em letras maiúsculas, fonte Garamond, tamanho 14, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples. Logo abaixo do título em português, deve vir também o título traduzido para o inglês, com a mesma formatação.

     

    Duas linhas abaixo do título, devem constar o RESUMO em português, em parágrafo único, sem enumeração de tópicos, sem recuo na primeira linha, iniciando com a indicação “RESUMO:” em negrito e seguindo o corpo do texto, sem negrito, com até 300 palavras; e o ABSTRACT, em inglês, também em parágrafo único, sem enumeração de tópicos, sem recuo na primeira linha, iniciado pela palavra “ABSTRACT:”, em negrito, e seguindo o corpo do texto, sem negrito. Ambos em fonte Garamond, tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento simples.

     

    Seguindo o RESUMO e o ABSTRACT, respectivamente, devem vir de duas a quatro palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas com ponto, precedidas dos termos PALAVRAS-CHAVE e KEYWORDS, na mesma linha. As palavras-chave e keywords devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos (Norma 6028:2021 – ABNT)

     

    O corpo do texto deve iniciar 2 (duas) linhas após os resumos, em fonte Garamond, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, com recuo de 1,5 na primeira linha de cada parágrafo.

     

    As seções e subseções do texto devem ser numeradas sequencialmente, com exceção da INTRODUÇÃO, das CONSIDERAÇÕES FINAIS e das REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS; os títulos das seções e subseções devem estar em negrito e apenas com a primeira letra maiúscula (com exceção para os casos em que se justifique uso de inicial maiúscula em outras palavras do título). Apenas um espaço deve separar o número do título da seção/subseção.

    Exemplo:

    1 Apontamentos teóricos

    1.1 Sobre a concepção de língua/linguagem

     

    As citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas duplas, no corpo do texto; citações diretas com mais de três linhas devem vir com um recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, fonte Garamond, tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. Em ambos os casos, devem indicar autoria, ano e página, conforme Norma 10520 da ABNT.

     

    As notas dos autores devem vir em rodapé, numeradas sequencialmente com algarismos indo-arábicos, fonte Garamond, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples. Notas de rodapé não devem ser utilizadas para as referências bibliográficas, apenas para eventuais explicações.

     

    As ilustrações de qualquer tipo e tabelas, produzidos pelos próprios autores ou não, deverão ser inseridos no corpo do texto, numerados conforme a sequência em que aparecem no texto, alinhamento centralizado; fonte Garamond, tamanho 10 e título em negrito. A inserção desses elementos no texto deve obedecer à Norma 6022 da ABNT, conforme se verifica abaixo:

    Norma ABNT 6022:2018: “Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.”  (grifos nossos)

    Exemplo:

    Figura 01 – Exemplo de elemento gráfico no artigo

    (imagem)

    Fonte: Elaboração/Autoria própria (ano)

     

    As referências bibliográficas citadas no trabalho deverão ser apresentadas ao fim do texto, de acordo com a Norma 6023 da ABNT, conforme exemplo a seguir, em fonte Garamond, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas.

     

    GIVÓN, Talmy. Functionalism and grammar. Amsterdam: John Benjamins, 1995.     

     

    IMPORTANTE: Os nomes dos autores das referências devem estar completos!

    Trabalhos que não estejam em consonância com as normas da revista terão a submissão sumariamente rejeitada até que os autores procedam à normatização.

     

    As RESENHAS deverão trazer a indicação bibliográfica, o nome, formação acadêmica e a instituição do(s) autor(es).

  • Normas ABNT para consulta:

    NBR 6022 - Artigo em publicação periódica ou científica

    NBR 6023 - Referências

    NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos

    NBR 10520 – Citações

  • Observações importantes:

    Cada autor pode submeter apenas um texto por número da revista e, tendo tido um texto publicado, só poderá voltar a publicar na revista após o interstício de 2 (dois) números regulares.

    Um dos autores deve, obrigatoriamente, ter o título de Doutor; é admitido o número máximo de 4 (quatro) coautores por artigo.

    Os autores devem estar atentos  às políticas de plágio e atender à orientações atinentes à declaração de ética e boas pr´áticas em pesquisa. Para tanto, orientamos a consulta às seções “Políticas editoriais sobre plágio” e “Declaração de ética e de boas práticas de publicação”, na aba POLÍTICAS.