O livro acessível: um auxiliar no acesso à informação para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n2ID11353Resumo
Apresenta o livro acessível, apontando suas características, benefícios e limitações, assinalando como o seu uso pode auxiliar o deficiente visual no acesso à informação. Usa como metodologia o levantamento bibliográfico de literatura que versa sobre o tema abordado disponível em livros, artigos, sites, legislação e tutoriais, e o estudo sobre as características e funcionalidades da tecnologia assistiva MecDaisy, que possibilita e simplifica a construção de materiais informacionais acessíveis por pessoas sem experiência em programação. Constrói um texto acessível utilizando a ferramenta MecDaisy. Conclui que o livro acessível é um auxiliar importante no acesso à informação para o deficiente visual, mas para que isso aconteça de maneira mais ampla e democrática se faz necessário o investimento em tecnologias que facilite e simplifique a sua produção e distribuição. Destaca a importância do bibliotecário, como profissional mediador da informação, conhecer e usar adequadamente os livros acessíveis e as ferramentas que possibilitam a utilização e criação de textos acessíveis.
Downloads
Referências
ALBERNAZ, Nemo Henrique da Cunha. Uma visão sobre a nova tecnologia assistiva: MECDaisy. Inclusão: Revista da Educação Especial/ Secretaria de Educação Especial, Brasília, v.5, n.2, p.72, jul/dez. 2010.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.. Acesso em: 20 de novembro de 2014.
______. Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 fev. 1998. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm>. Acesso em: 30 de outubro de 2014.
______. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em: 29 de agosto de 2014.
______. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 dez. 2003. Disponível em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/leis/2003/lei10753.htm>. Acesso em: 30 de outubro de 2014.
______. Decreto- lei nº 5.296, de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 dez. 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm>. Acesso em: 20 de agosto de 2014.
______. Nota Técnica nº 21 de 10 de abril de 2012. Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível – Mecdaisy. Brasília, DF: Ministério da Educação, 10 de abril de 2012.
______. Nota Técnica nº 58, de 20 de maio de 2013. Orientações Para Usabilidade do Livro Didático Digital Acessível: Mecdaisy. Brasília, DF: Ministério da Educação, 20 maio 2013.
COUTINHO, Pedro da Silva. A transição do impresso ao digital no setor editorial: o caso da editora Publindústria. 2014. 2010 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Informação, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2014. Disponível em: <http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/74900?mode=full&submit_simple=Mostrar+registo+em+formato+completo>. Acesso em: 06 nov. 2014.
FUNDAÇÃO Bradesco. O que é um leitor de tela? Disponível em: < http://www.fundacaobradesco.org.br/vv-apostilas/leitor.htm>. Acesso em: 26 outubro 2014.
JESUS, Patrícia Silva de. Livros sonoros: audiolivro, audiobook e livro falado. 2011. Bengala Legal. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/livros-sonoros>. Acesso em: 05 nov. 2014.
LIVRO DIGITAL ACESSÍVEL. Produção de materiais digitais acessíveis. Disponível em: <http://www.livroacessivel.net.br/index.html>. Acesso em: 03 nov. 2014.
MELO, Amanda Meincke; COSTA, Jean Braz da; SOARES, Sílvia C. de Matos. Tecnologias Assistivas. In: PUPO, Deise Tallarico; MELO, Amanda Meincke; FERRÉS, Sofia Pérez (Org.). Acessibilidade: Discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: Unicamp, 2008. P. 94- 103.
MELO, Amanda Meincke; PUPO, Deise Tallarico. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: livro acessível e informática acessível. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar).
MICRO POWER (Brasil). Sobre o Virtual Vision. Disponível em: <http://www.virtualvision.com.br/sobre.html>. Acesso em: 27 out. 2014.
NCE/UFRJ. Projeto MecDaisy. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy>. Acesso em: 20 out. 2014.
PARAGUAY, Ana Isabel B. B.; SPELTA, Paulo Lêda Lúcia; SIMOFUSA, Miriam Hitomi. Padrão Daisy 3 ou normaANSI/NISO Z39.86-2002: solução universal?.III Seminário e II Oficina ATIID. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.prodam.sp.gov.br/multimidia/midia/cd_atiid/conteudo/ATIID2005/MR3/04/PadraoDaiSY3-NormaZ3986-2002.pdf >. Acesso em: 21 ago. 2012.
PIMENTEL, Isabela. Ministério da Educação. Núcleo de Computação Eletrônica lança livro digital falado. 2009. Disponível em: <http://www.olharvirtual.ufrj.br/2010/?id_edicao=257&codigo=1>. Acesso em: 20 out. 2014.
RODRIGUES, Andréa dos Santos. A informática como uma ferramenta de apoio à inclusão de deficiente visual: Centro de Apoio Pedagógico Virtual para o Apoio a Inclusão do Deficiente Visual. 2007. 135 f. Tese (Doutorado) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. Disponível em: < http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/10356>. Acesso em: 20 jul. 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Núcleo de Computação Eletrônica. Projeto DOSVOX. Disponível em <http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/>. Acesso em: 25 outubro 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.