Encontrabilidade da informação em repositórios digitais
um estudo de caso na Biblioteca Digital de Monografias da UFRN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2018v2n0ID13511Palavras-chave:
Biblioteca Digital de Monografias – UFRN. Repositórios Digitais. Encontrabilidade da Informação.Resumo
Apresenta a Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BDM/UFRN), assinalando como ocorre a encontrabilidade da informação nesse repositório institucional. Discorre brevemente sobre as origens do termo repositórios digitais, seus tipos e características. Utiliza os atributos e recomendações propostos por Vechiato e Vidotti para analisar a encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais, focando na Arquitetura da Informação da BDM/UFRN. Usa como metodologia o levantamento bibliográfico em fontes de informações tradicionais e eletrônicas, como livros, sites, repositórios digitais, entre outras. Conclui que existe uma boa encontrabilidade da informação na BDM/UFRN, no entanto, foram encontradas falhas no que concerne à acessibilidade da informação.
Downloads
Referências
ARELLANO, Miguel Àngel Márdero. Critérios para a preservação digital da informação científica. 2008, 356f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1518/1/2008_MiguelAngelMarderoArellano.pdf Acesso em: 23/03/2017.
BIBLIOTECA digital de Monografias da Unifersidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: <https://monografias.ufrn.br>. Acesso em: 28 mar.2017.
FERNAL, Alexandre; VECHIATO, Fernando Luiz. Repositórios digitais como ambientes de atuação do arquivista: um estudo dos princípios arquivísticos e da preservação digital nesse contexto. Informação@profissões, Londrina, v. 2, n. 1, p.103-122, 2013. Semestral. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17272>. Acesso em: 26 mar. 20017.
FERREIRA, Valdineia Barreto. Acesso e uso dos repositórios digitais: comportamento informacional dos pesquisadores da ciência da informação no Brasil. Salvador, 2009. 201f.Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7950?mode=full. Acesso em: Acesso: 20 de mar. 2017.
MAIA, Maria Aniolly Queiroz. Metadado e indexação: o caso da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. UFRN, Natal, 2009. Disponível em: < https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/129>. Acesso: 20 de mar. 2017.
SANTOS, Raimunda Fernanda. Representação da Informação em repositórios digitais: implicações da Folksonomia no processo de recuperação da memória documental. 2013. 70f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. Disponível em: <https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/726>. Acesso em: 23/03/2017.
VECHIATO, Fernando Luiz; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Encontrabilidade da informação: atributos e recomendações para ambientes digitais. Informação & Tecnologia (ITEC), Marília/ João Pessoa, v.1, n.2, p.42-58, 2014. Semestral. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/22099/12435. Acesso em: 17/04/2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.