Biblioteconomia social e práticas sociais em bibliotecas e salas de aula

entrevista com o bibliotecário e professor Felipe Meneses-Tello

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2023v7n1ID34238

Palavras-chave:

biblioteconomia social, justiça social, entrevista

Resumo

Entrevista com o bibliotecário e professor Felipe Meneses-Tello, na qual reflete sobre sua trajetória e formação, e discute algumas dimensões críticas, sociais, políticas e éticas da Biblioteconomia, especialmente, em torno da construção de uma Biblioteconomia social, ativa na transformação social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Meneses-Tello, Universidad Autónoma de México

Bacharel e Mestre em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Doutor em Biblioteconomia e Estudos da Informação pela (UNAM). Atualmente é professor titular do Colégio de Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM.

Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do grupo de pesquisa "Estudos críticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação" cadastrado no CNPq.

Interesses de pesquisa: Fundamentos teóricos e Epistemológicos da Biblioteconomia e Ciência da Informação; Institucionalização da Biblioteconomia; Biblioteconomia Social; Bibliotecas e Sociedade; Mediação da informação e da cultura; História dos Registros; Bibliotecas públicas; Bibliotecas escolares; Bibliotecas comunitárias. 

Referências

Não aplica

Publicado

27-11-2023

Como Citar

MENESES-TELLO, F.; TANUS, G. F. de S. C. Biblioteconomia social e práticas sociais em bibliotecas e salas de aula: entrevista com o bibliotecário e professor Felipe Meneses-Tello. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e34238, 2023. DOI: 10.21680/2447-0198.2023v7n1ID34238. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/34238. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Entrevista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)