Proposta de um modelo de visualização de dados
Impacto social da extensão do ensino superior sob à ótica de Campus Inteligente
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n1ID23416Palavras-chave:
Campus Inteligente, Analytics, Impacto Social, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Extensão Universitária, Visualização de DadosResumo
As atividades de Extensão das universidades alinham a teoria acadêmica à prática se comunicando diretamente com a sociedade por meio de ações que direta e indiretamente causam impacto social. Essas atividades são indissociáveis do Ensino e da Pesquisa. Os atuais indicadores de qualidade disponibilizados pelos órgãos regulatórios não revelam em sua maior parte o impacto da extensão na sociedade. Nessa perspectiva, propõe-se um Modelo de Visualização de Dados para demonstrar o impacto social das atividades de extensão, por meio da aplicação de estudo de caso único em uma universidade associada a metodologia Design Science Research, considerando as premissas de Campus Inteligentes e associação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O projeto busca contribuir com o avanço das discussões da importância do uso da visualização de dados na educação superior, demonstrar o impacto social da universidade para a sociedade, apoio aos gestores e tomadores de decisão e uma maior aproximação com a comunidade acadêmica e comunidade externa.
Downloads
Referências
ANDRADE, António. FERREIRA, Sérgio A. Aspetos Morfológicos do Tratamento de dados na Gestão Escolar: O Potencial do Analytics. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, v. 16, p. 289-316, 2016.
BARBISAN, Aluí Oliveira. Modelo institucional de avaliação da extensão: parâmetros e indicadores. Revista Avaliação (Campinas), v. 5, n. 2, p. 67-86, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: textos doutrinários comentados. Tradução: Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARNEVELD, Angela van; ARNOLD, Kimberly E.; CAMPBELL, John P. Analytics in Higher Education: Establishing a Common Language. EDUCAUSE Learning Iniciative, v. 1, p. 1-11, jan. 2012.
BARRETO, Aldo de Albuquerque. A questão da informação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 8, n.4, p. 3-8, out./dez. 1994.
BICHSEL, Jacqueline. Analytics in higher education: benefits, barriers, progress, and recommendations (Research Report). EDUCAUSE Center for Applied Research, 31 p, Louisville, 2012. Disponível em: http://www.educause.edu/ecar. Acesso em: 16 fev. 2021.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 1 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União. Seção 1, Brasília, DF, n. 243, p. 49-50, 19 dez. 2018.
CAMBRIDGE INTERNATIONAL. Topic Support Guide 1.1 Data, information e knowledge, 2017. [Cambridge, UK: Cambridge International Examinations, 2017]. Disponível em: https://www.cambridgeinternational.org/Images/285017-data-information-and-knowledge.pdf. Acesso em: 12 out. 2020.
CARVALHO, Elizabeth Simão; MARCOS, Adérito Fernandes. Visualização de informação. Guimarães, PT: Centro de Computação Gráfica, 2009. ISBN 978-972-99062-5-1.
CHOO, Chun W. The knowing organization: how organizations use informations to contruct meaning, create knowledge and make decisions. International Journal of Information Management, v. 16, n. 15, p. 329-340, 1996.
CONCEITOS de extensão, institucionalização e financiamento. In: ENCONTRO NACIONAL FORPROEX, 1., 1987, Brasília, DF. UNB, 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.
COOPER, Adam. What is “analytics”? Definition and essential characteristics. JISC CETIS Analytics Series, v. 1, n. 5, p. 1-10, nov. 2012. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.258.5595&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
CUNHA, Maria Alexandra; PRZEYBILOVICZ, Erico; MACAYA, Javieira Fernada Medina; BURGOS, Fernando. Smart Cities: transformação digital de cidades. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania - PGPC, 2016.
DAVENPORT, Thomas H., PRUSAK, Laurence. Ecologia da Informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Uma análise distintiva entre o estudo de caso, a pesquisa-ação e a design science research. Revista Brasileira de Gestão e Negócios, São Paulo, v. 17, n. 56, p. 1116-1133, 2015.
FERREIRA, Francisco, Henrique Cerdeira; ARAÚJO, Renata Mendes. Campus Inteligentes: Conceitos, aplicações, tecnologias e desafios. Relatórios Técnicos do DIA/UNIRIO, Rio de Janeiro, n. 3, jan. 2018.
FRANCO, Mateus Müller; WEBBER, Carine Geltrudes. Smart University: conceitos, planejamento e indicadores. Revista Scientia Cum Industria, v. 8, n. 2, p. 65-77, 2020.
FREITAS, Carla Maria Dal Sasso; CHUBACHI, Olinda Mioka; LUZZARDI, Paulo Roberto Gomes; CAVA, Ricardo Andrade. Introdução à visualização de informações. Revista de informática teórica e aplicada. v. 8, n. 2, p. 143-158, out. 2001.
GIFFINGER, Rudolf; FERTNER, Christian; KRAMAR, Hans; KALASEK, Robert; PICHLER-MILANOVIC, Natasa; MEIJERS, Evert. Smart Cities – Ranking of European médium-sized cities. Final report. Vienna, AT: Centre of Regional Science (SRF); Vienna University of Techonology, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
INSPER METRICIS. Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental: para Utilização em Projetos e Investimentos de Impacto. 4. ed. São Paulo: Insper, 2020. Disponível em: https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-gestao-e-politicas-publicas/nucleo-medicao-investimentos-de-impacto/guia-de-avaliacao-de-impacto/. Acesso em: 23 out. 2020.
INSTITUIÇÃO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Instrumento de avaliação externa presencial e à distância, recredenciamento. Brasília – DF, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/instrumentos. Acesso: 8 nov. 2019.
LAZZARETTI, Kellen; SEHNEN, Simone; BENCKE, Fernando Fantoni; MACHADO, Hilka Pelizza Vier. Cidades inteligentes: insights e contribuições das pesquisas brasileiras. urbe, Revista Brasileira de Gestão Urbana, [Curitiba], v. 11, e20190118, 2019.
MAXIMIANO JUNIOR, Manuel et al. (org.). Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU). Campina Grande: EDUFCG, 2017. E-book. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Relatório de Pesquisa 2017. Disponível em: http://www.unirio.br/proreitoriadeextensaoecultura/quem-somos/Relatorio_de_Pesquisa_Forproex_EBOOK.pdf. Acesso: 26 out. 2020.
MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Produção, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 216-229, jan./abr. 2007.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, jul./dez. 2011.
ONG, Vicent Koon. Business Intelligence and Big Data Analytics for Higher Education: Cases from UK Higher Education Institutions. Information Engineering Express, International Institute of Applied Informatics, v. 2, n. 1, p. 65–75, mar. 2016.
PEFFERS, Ken et al. A Design Science Research Methodology for Information Systems Research. Journal of Management Information Systems, v. 24, n. 3, p. 45–77, dez. 2007.
PEREIRA Flávia Patricia Alves. Big data e data analysis: visualização de informação. 2015. 74 f. Dissertação (Mestre em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) – Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Braga, 2015.
PLANETA, Cleópatra da Silva; MARQUES, Antonio C.; BUENO, Guilherme W.; LUQUE, Carlos A.; HASHIMOTO, Fernando; GONTIJO, José A. R. Impacto Social das Universidades. In: MARCOVITCH, Jacques (org.). Repensar a Universidade II: Impactos para a Sociedade. 1ª Edição. São Paulo: ComArte/Fapesp, 2019. p. 195-2018.
SCHENATZ, Biancca Nardelli. Smart Campus e Analytics para a redução da evasão e promoção da permanência no ensino superior: um estudo de caso múltiplo. 2019. 257 f. Tese (Doutorado em Administração) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2019.
SETZER, Valdemar W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. [Versão eletrônica e estendida]. In: SETZER, Valdemar W. Os Meios Eletrônicos e a Educação: Uma Visão alternativa. São Paulo: Editora Escrituras, 2001. (Coleção Ensaios Transversais, v. 10). Disponível em: https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html. Acesso em: 12 out. 2020.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa. Visualização de dados: passado, presente e futuro. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 15, ed. 2, p. 205-223, 2019.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT SOLUTIONS NETWORK. Getting started with the SDGs in universities: A guide for universities, higher education institutions, and the academic sector. Austrália/Pacific, 2017. Disponível em: http://ap-unsdsn.org/wp-content/uploads/Como-comecar-com-os-ODS-nas-Universidades_18-11-18.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.
TIMES HIGHER EDUCATION. The Higher Education Impact Ranking. 2020. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/impactrankings. Acesso em: 18 mar. 2020.
VANCLAY, Frank. International principles for social impact assessment. Impact Assessment and Project Appraisal, v. 21, n. 1, p. 5-12, 2003.
VENDRÚSCOLO, Juliana de Bona Garcia. Um sistema de Business Intelligence para a extensão universitária. 2020. 175 f. Dissertação (Mestre em Administração Universitária) - Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
WATSON, Hugh J. Business Analytics Insight: Hype or Here to Stay?. Business Intelligence Journal, Renton, Edição do Estudante, p. 33-37, 2015. Disponível em: http://cs.furman.edu/~pbatchelor/csc105/articles/Student-Edition-of-the-Business-Intelligence-Journal.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.
YIN, Robert. K. Case study research: design and methods. 3. ed. New Delhi: Bookman, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.