Proposta de um modelo de visualização de dados

Impacto social da extensão do ensino superior sob à ótica de Campus Inteligente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n1ID23416

Palavras-chave:

Campus Inteligente, Analytics, Impacto Social, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Extensão Universitária, Visualização de Dados

Resumo

As atividades de Extensão das universidades alinham a teoria acadêmica à prática se comunicando diretamente com a sociedade por meio de ações que direta e indiretamente causam impacto social. Essas atividades são indissociáveis do Ensino e da Pesquisa. Os atuais indicadores de qualidade disponibilizados pelos órgãos regulatórios não revelam em sua maior parte o impacto da extensão na sociedade. Nessa perspectiva, propõe-se um Modelo de Visualização de Dados para demonstrar o impacto social das atividades de extensão, por meio da aplicação de estudo de caso único em uma universidade associada a metodologia Design Science Research, considerando as premissas de Campus Inteligentes e associação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O projeto busca contribuir com o avanço das discussões da importância do uso da visualização de dados na educação superior, demonstrar o impacto social da universidade para a sociedade, apoio aos gestores e tomadores de decisão e uma maior aproximação com a comunidade acadêmica e comunidade externa.

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Biografia do Autor

Rafael Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Rafael Ferreira dos Santos atua como Analista Jr. no Departamento de Regulação e Supervisão da Universidade Positivo. Especialista em Estatística Aplicada pela Anhanguera. MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Positivo. Tem interesse de pesquisa nos temas: Análise de dados e indicadores, Dashboards, uso de informação para tomada de decisão.

Taiane Ritta Coelho, Universidade Federal do Paraná

Taiane Ritta Coelho é professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), com período de doutorado sanduíche na École des Hautes Éstudes Commerciales de Montréal (HEC Montréal). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2014), na área de tecnologia e inovação. Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações pelo IF-Sul (2004). Líder do Tema Teorias em Administração da Informação da ANPAD. Interessa-se sobretudo, em termos de pesquisa científica, pelos seguintes temas: Uso de tecnologia, e-Participação, Governança de TI e Social Media.

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

SANTOS, R. F. dos .; COELHO, T. R. Proposta de um modelo de visualização de dados: Impacto social da extensão do ensino superior sob à ótica de Campus Inteligente. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 5, p. e23416, 2021. DOI: 10.21680/2447-0198.2021v5n1ID23416. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/23416. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Consórcio Mestral e Doutoral em Gestão da Informação e do Conhecimento