Museu da Imprensa Eloy de Souza: uma análise bibliotecária através da memória e espaços de atuação
Resumo
Analisa o perfil do profissional da informação quanto aos espaços de memória e por sua vez as semelhanças entre as áreas de atuação que competem especificamente o bibliotecário junto ao museólogo em suas funções técnicas. Aborda questões de extrema relevância ao que se referem à importância do bibliotecário no âmbito museológico e quais as principais benesses que esse profissional possa demandar nesta perspectiva mercadológica. Apresenta como objeto de estudo e análise, o Museu de Imprensa Eloy de Souza, ao reforçar o papel do bibliotecário neste universo de ordem histórica do Estado do Rio Grande do Norte, como além das inferências que esse ambiente informacional agrega no contexto do resgate da nossa identidade cultural. Utiliza como metodologia a pesquisa de campo bem como bibliográfica e online, fazendo citações pertinentes ao desenvolvimento desta Monografia. Conclui que, apesar do bibliotecário ser fundamental nesta parceria com um museólogo, ainda há resistência em alguns seguimentos do campo de trabalho, seja por desconfiança ou despreparo de alguns profissionais que não percebem os benefícios desta junção enquanto atividades similares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.