A PROBLEMÁTICA SOCIOLÓGICA DO CARISMA
a definição weberiana, apropriações sócioantropológicas e um estudo de caso a partir da noção conceitual
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16420Resumen
O presente artigo tem como objetivo, dentro da proposta do dossiê (discutir a presença dos “clássicos” nos “contemporâneos”, apresentar o conceito sociológico weberiano de carisma, e a sociologia a este identificada, partindo das formulações do sociólogo alemão, passando por seus continuadores e alcançando as apropriações teórico-metodológicas na Sociologia e na Antropologia contemporânea. Destacando os principais desdobramentos da formulação sociológica do termo – carisma como uma crença numa excepcionalidade que engendra uma relação social, que se constitui como uma dominação -, complementamos a análise do uso do conceito com achados de uma pesquisa com as denominadas “Novas Comunidades”, no interior do catolicismo carismático, no intuito de demonstrar a pertinência perene do carisma enquanto categoria sociológica para a compreensão de diferentes ordens simbólicas.
Palavras-chave: Carisma. Relação social. Liderança carismática.