A PERSPECTIVA DO USUÁRIO NA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE O ACOLHIMENTO AO IDOSO

Autores

  • Camyla Bernardo Medeiros Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Maria do Socorro Costa Feitosa Alves Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Luana Kelle Batista Moura Professora do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina PI
  • Roberta Kaliny Souza ? Professora Titular da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Caicó-RN
  • Edna Maria da Silva Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n3ID17290

Palavras-chave:

Atenção Básica à Saúde, Acolhimento, Atenção Integral ao Idoso

Resumo

Introdução: O acolhimento, uma das diretrizes da Politica Nacional de Humanização, constitui-se em tecnologia para reorganização dos serviços, permitindo a garantia de acesso universal e humanização do atendimento. Objetivo: Este trabalho analisou a perspectiva do usuário na Atenção Básica sobre o acolhimento ao idoso. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e analítico composto por usuários, com idade igual e superior a 60 anos, vinculados a Unidade de Saúde da Família do município de Natal/RN. A pesquisa foi aprovada com parecer nº 1.808.237. Para a coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram as seguires categorias: (1)Cuidado - o acolhimento foi correlacionado ao cuidado e respeito com a pessoa, visto como uma concepção ampla; (2) Acesso - verificou-se a relação direta com a espera prolongada no gerenciamento de consultas e de assistência médica; Resolutividade (3) — evidenciou novamente a burocratização do sistema de saúde e a busca por serviços privados demonstrou ser a opção de escolha. Conclusão: Concluiu-se que a perspectiva sobre o acolhimento à pessoa idosa na Atenção Básica é visto com muitas fragilidades, sobressaindo as contradições na humanização das ações em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-04-2019

Como Citar

MEDEIROS, C. B.; ALVES, M. do S. C. F.; MOURA, L. K. B.; SOUZA, R. K.; DA SILVA, E. M. A PERSPECTIVA DO USUÁRIO NA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE O ACOLHIMENTO AO IDOSO. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 43–56, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n3ID17290. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/17290. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos