PERCEPÇÕES DO GRUPO LGBT SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Arlean Salvador da Silva Graduando do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)
  • Felyckson Sosttenes Carvalho de Oliveira Graduando do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)
  • Alexandre Bezerra Silva Docente do Curso de Ciências Biológicas e Médicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2446-7286.2018v4n3ID17294

Palavras-chave:

Câncer de Próstata, Identidade de gênero, Assistência à saúde

Resumo

Introdução: Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais LGBT, esse é o grupo protagonista da Política Nacional de Saúde Integral LGBT. Embora com características e pensamentos diferentes, eles vêm reivindicando o livre e pleno acesso às políticas de saúde pública no intuito de prevenir doenças, dentre elas, o câncer prostático. Eles estão dentro da área de risco, mas poucos são diagnosticados com esse câncer. Objetivo: Descrever a compreensão do câncer prostático na visão do grupo LGBT. Métodos: Trata-se de um estudo realizado por um levantamento bibliográfico, a partir do método de revisão integrativa de literatura, que tratavam dos seguintes temas: diferenças de gêneros, sexualidade e câncer prostático. Resultados: Os resultados apontam que há dificuldades dos profissionais de saúde relacionados à deficiência no acolhimento, à precariedade do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde os mesmos são prejudicados por não terem uma assistência diferenciada de acordo com cada gênero e suas peculiaridades. Conclusões: Pode-se identificar que o atendimento nos serviços de saúde às pessoas pertencentes ao grupo LGBT ainda é um desafio. Dentre eles, o fato de que há profissionais da saúde despreparados ao prestar assistência a um paciente transexual, travesti, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Bezerra Silva, Docente do Curso de Ciências Biológicas e Médicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Saúde da Família (RENASF/UFRN).

Downloads

Publicado

04-04-2019

Como Citar

DA SILVA, A. S.; DE OLIVEIRA, F. S. C.; SILVA, A. B. PERCEPÇÕES DO GRUPO LGBT SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 91–99, 2019. DOI: 10.21680/2446-7286.2018v4n3ID17294. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/17294. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisão Integrativa