EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lis Cardoso Marinho Medeiros

Palavras-chave:

Educação Continuada, Capacitação em Serviço, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Introdução: A Educação Permanente é aquela realizada com as pessoas em serviço, sem dele se afastarem. Parte da reflexão sobre a realidade do serviço e das necessidades existentes para então formular estratégias que ajudem a solucionar os problemas encontrados. Objetivo: Relatar uma experiência de qualificação e sua estratégia metodológica, visando contribuir com capacitações posteriores para profissionais da área da saúde. Metodologia: O curso de qualificação foi planejado como um projeto piloto e aplicado entre trabalhadores da Estratégia Saúde da Família-ESF em Teresina, no Estado do Piauí utilizando a concepção pedagógica da problematização. Participaram cerca de 10% da totalidade de equipes implantadas no estado. Resultados: Os resultados mostraram que a seleção dos profissionais da ESF precisa ser melhorada, que é importante um acompanhamento dessas equipes, para discussão de pontos críticos e avanço no alcance das metas e que o treinamento introdutório da equipe, com abordagem sobre políticas de saúde, procedimentos, fichas, formulários, indicadores epidemiológicos é indispensável para que os profissionais possam de fato conhecer o ambiente e a população que vão trabalhar, para que possam estreitar relações, formar vínculos, melhorando o acesso da população, a resolutividade dos problemas e o serviço possa cumprir plenamente sua missão social. Conclusão: Conclui-se que apesar das dificuldades, inclusive de aceitação e participação no curso, este conseguiu promover uma mudança de atitude de alguns participantes, pois a aplicação da educação permanente no processo ensino-aprendizagem desses trabalhadores da saúde foi capaz de conduzir à reflexão da práxis com mudanças no processo de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-04-2015

Como Citar

MEDEIROS, L. C. M. EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ciência Plural, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 65–74, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/7325. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigo de análise crítica