IDEALISMO EDUCACIONAL: UM GRANDE HOTEL NO ABISMO

Autores

  • Rafael Rossi Professor Adjunto na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS em Campo Grande - MS.

Resumo

Este texto serve de instrumento para explicitarmos uma crítica de ordem ontológica marxiana ao idealismo educacional muitas vezes presentes em várias análises teóricas, com objetivo de fornecer subsídios para pensarmos a articulação da educação em meio a totalidade social consubstanciada pelo capital no presente sistema social. Com efeito, partimos das contribuições da ontologia marxiana enquanto concepção de mundo, teoria social e ideologia pertinente à análise real da forma concreta desta sociabilidade no que se refere às articulações entre o complexo educacional e as demais dimensões da existência social. Analisar a educação a partir do movimento da própria realidade objetiva em suas múltiplas interações é um desafio de extrema importância para a transformação qualitativa desta mesma realidade social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

08-07-2017

Como Citar

ROSSI, R. IDEALISMO EDUCACIONAL: UM GRANDE HOTEL NO ABISMO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10784. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino