OS DESAFIOS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Eliane Maria Rozin Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão PR

Resumo

O presente trabalho tem como base a fundamentação teórica da história da filosofia desde os primórdios até a realidade escolar, buscando o entendimento de sua importância na formação dos alunos como futuros cidadãos e incentivando a busca pelo conhecimento contextualizado. Através de referencial bibliográfico e com base nas diversas correntes de pensadores e gênios da história, que deixaram um legado para a sociedade, procurar respostas. Foi aplicada a metodologia da pesquisa bibliográfica, com autorias declaradas, apresentação de ideias e abordagens. Como o conhecer desperta a vontade de evoluir o pensamento, incentivar as experiências de vida descobrindo a infinita capacidade de discernir e pensar sobre a vida e sua existência. Como proposta uma releitura de alguns autores que desde a Idade Antiga viam a evolução sob os olhos da Filosofia. Os conteúdos seguem a ordem cronológica, nessa literatura cada pensador é apresentado em sua época, conforme a evolução dos sistemas facilitando o entendimento e a absorção dos fatos observando sua linha de raciocínio. Não apenas baseado em fundamentos, pensadores, datas e teoria, mas tomar a Filosofia como uma ação impulsionando e motivando o filosofar na busca de soluções para problemas apresentados em cada época. As questões da filosofia moderna e contemporânea tem abrangência até os dias atuais e se faz por processos contínuos de ensino, o que mudou foram as questões e as dúvidas, porém o desejo e a curiosidade, que respondem questões referentes a razões para a vida e a existência, nascem e continua vivo desde os primeiros pensadores e entre alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Maria Rozin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão PR

Programa de Mestrado em Educação

Downloads

Publicado

09-02-2018

Como Citar

ROZIN, E. M. OS DESAFIOS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/12224. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino