OS DESAFIOS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho tem como base a fundamentação teórica da história da filosofia desde os primórdios até a realidade escolar, buscando o entendimento de sua importância na formação dos alunos como futuros cidadãos e incentivando a busca pelo conhecimento contextualizado. Através de referencial bibliográfico e com base nas diversas correntes de pensadores e gênios da história, que deixaram um legado para a sociedade, procurar respostas. Foi aplicada a metodologia da pesquisa bibliográfica, com autorias declaradas, apresentação de ideias e abordagens. Como o conhecer desperta a vontade de evoluir o pensamento, incentivar as experiências de vida descobrindo a infinita capacidade de discernir e pensar sobre a vida e sua existência. Como proposta uma releitura de alguns autores que desde a Idade Antiga viam a evolução sob os olhos da Filosofia. Os conteúdos seguem a ordem cronológica, nessa literatura cada pensador é apresentado em sua época, conforme a evolução dos sistemas facilitando o entendimento e a absorção dos fatos observando sua linha de raciocínio. Não apenas baseado em fundamentos, pensadores, datas e teoria, mas tomar a Filosofia como uma ação impulsionando e motivando o filosofar na busca de soluções para problemas apresentados em cada época. As questões da filosofia moderna e contemporânea tem abrangência até os dias atuais e se faz por processos contínuos de ensino, o que mudou foram as questões e as dúvidas, porém o desejo e a curiosidade, que respondem questões referentes a razões para a vida e a existência, nascem e continua vivo desde os primeiros pensadores e entre alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.