OS DESAFIOS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Eliane Maria Rozin Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão PR

Resumen

O presente trabalho tem como base a fundamentação teórica da história da filosofia desde os primórdios até a realidade escolar, buscando o entendimento de sua importância na formação dos alunos como futuros cidadãos e incentivando a busca pelo conhecimento contextualizado. Através de referencial bibliográfico e com base nas diversas correntes de pensadores e gênios da história, que deixaram um legado para a sociedade, procurar respostas. Foi aplicada a metodologia da pesquisa bibliográfica, com autorias declaradas, apresentação de ideias e abordagens. Como o conhecer desperta a vontade de evoluir o pensamento, incentivar as experiências de vida descobrindo a infinita capacidade de discernir e pensar sobre a vida e sua existência. Como proposta uma releitura de alguns autores que desde a Idade Antiga viam a evolução sob os olhos da Filosofia. Os conteúdos seguem a ordem cronológica, nessa literatura cada pensador é apresentado em sua época, conforme a evolução dos sistemas facilitando o entendimento e a absorção dos fatos observando sua linha de raciocínio. Não apenas baseado em fundamentos, pensadores, datas e teoria, mas tomar a Filosofia como uma ação impulsionando e motivando o filosofar na busca de soluções para problemas apresentados em cada época. As questões da filosofia moderna e contemporânea tem abrangência até os dias atuais e se faz por processos contínuos de ensino, o que mudou foram as questões e as dúvidas, porém o desejo e a curiosidade, que respondem questões referentes a razões para a vida e a existência, nascem e continua vivo desde os primeiros pensadores e entre alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Maria Rozin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão PR

Programa de Mestrado em Educação

Publicado

09-02-2018

Cómo citar

ROZIN, E. M. OS DESAFIOS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 17, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/12224. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino