DA CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO POSSÍVEL DE DEBATE E SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO PEDAGÓGICO

UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO DE BAKHTIN

Autores

  • Ricardo Ruthes Universidade Federal do Paraná

Resumo

O presente artigo tem finalidade construir um conceito possível para o termo debate, se utilizando do pensamento do lingüista e filósofo Bakhtin, se chegando ao conceito que este se seja uma construção lingüística, assumindo linguagem como sendo fruto de um complexo físico – psíquico - fisiológico e social, portanto, dialógico, caracterizado por ser um gênero do discurso, que ocorre quando, em um meio social especifico, dois ou mais enunciados, de campos ideológicos distintos, entram em conflito. E a partir disto, entende-lo como um meio pedagógico passível de ser utilizado em aulas de filosofia no ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ruthes, Universidade Federal do Paraná

Ricardo Ruthes é formado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Ética em perspectiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e atualmente cursa o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolvendo pesquisa sobre o ensino de filosofia no ensino médio. Trabalha como professor da disciplina de filosofia no ensino médio desde 2009.

Downloads

Publicado

18-12-2018

Como Citar

RUTHES, R. DA CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO POSSÍVEL DE DEBATE E SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO PEDAGÓGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO DE BAKHTIN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 18, n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/15739. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino