DA CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO POSSÍVEL DE DEBATE E SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO PEDAGÓGICO

UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO DE BAKHTIN

Autores/as

  • Ricardo Ruthes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15739

Resumen

O presente artigo tem finalidade construir um conceito possível para o termo debate, se utilizando do pensamento do lingüista e filósofo Bakhtin, se chegando ao conceito que este se seja uma construção lingüística, assumindo linguagem como sendo fruto de um complexo físico – psíquico - fisiológico e social, portanto, dialógico, caracterizado por ser um gênero do discurso, que ocorre quando, em um meio social especifico, dois ou mais enunciados, de campos ideológicos distintos, entram em conflito. E a partir disto, entende-lo como um meio pedagógico passível de ser utilizado em aulas de filosofia no ensino médio.

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Biografía del autor/a

Ricardo Ruthes, Universidade Federal do Paraná

Ricardo Ruthes é formado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em Ética em perspectiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e atualmente cursa o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolvendo pesquisa sobre o ensino de filosofia no ensino médio. Trabalha como professor da disciplina de filosofia no ensino médio desde 2009.

Publicado

18-12-2018

Cómo citar

RUTHES, R. DA CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO POSSÍVEL DE DEBATE E SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO PEDAGÓGICO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO DE BAKHTIN. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 18, n. 3, 2018. DOI: 10.21680/1984-3879.2018v18n3ID15739. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/15739. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino