O tema “metais pesados” no ensino de Química:

uma abordagem histórica e contextualizada utilizando tecnologias de informação e comunicação, ludicidade e problematização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30002

Palavras-chave:

diálogo, palavras cruzadas, audiovisual, motivação, dialogue, crosswords, motivation

Resumo

O presente trabalho descreve um relato de experiência com enfoque na abordagem histórica do tema “Metais Pesados” para alunos de 1ª série do ensino médio na disciplina de Química. Esta experiência relaciona-se a uma atividade desenvolvida em um subprojeto de Química do PIBID. A exibição de vídeos, a apresentação de slides com projetor multimídia e um blog foram os recursos multimídias usados na experiência para apresentar e contextualizar o tema, e como parte da avaliação, foram elaboradas palavras-cruzadas utilizando um software de acesso livre. Buscamos a problematização do tema no contexto histórico-social, discutindo como estes materiais são empregados em nosso cotidiano e revelando a evolução do conhecimento químico por meio da abordagem histórica. Pelos relatos de diários de campo e análises da avaliação lúdica, constatamos que o diálogo mediado pelas multimídias desempenha um papel primordial na construção do conhecimento e que a problematização favorece que o aluno participe do contexto em que se encontra, propiciando ambiente enriquecedor e rompendo com as barreiras impostas por um sistema baseado na educação bancária.

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Publicado

06-02-2023

Como Citar

AMORIM DA SILVA, E. .; AYALA CORREA, W. .; SOUZA MULINARI , M. B. de; ARAÚJO DOMINGOS, D. C.; BENEDETTI FILHO , E.; FIORUCCI, A. R. O tema “metais pesados” no ensino de Química:: uma abordagem histórica e contextualizada utilizando tecnologias de informação e comunicação, ludicidade e problematização. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 220–246, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30002. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30002. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências