O tema “metais pesados” no ensino de Química:

uma abordagem histórica e contextualizada utilizando tecnologias de informação e comunicação, ludicidade e problematização

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30002

Keywords:

diálogo, palavras cruzadas, audiovisual, motivação, dialogue, crosswords, motivation

Abstract

O presente trabalho descreve um relato de experiência com enfoque na abordagem histórica do tema “Metais Pesados” para alunos de 1ª série do ensino médio na disciplina de Química. Esta experiência relaciona-se a uma atividade desenvolvida em um subprojeto de Química do PIBID. A exibição de vídeos, a apresentação de slides com projetor multimídia e um blog foram os recursos multimídias usados na experiência para apresentar e contextualizar o tema, e como parte da avaliação, foram elaboradas palavras-cruzadas utilizando um software de acesso livre. Buscamos a problematização do tema no contexto histórico-social, discutindo como estes materiais são empregados em nosso cotidiano e revelando a evolução do conhecimento químico por meio da abordagem histórica. Pelos relatos de diários de campo e análises da avaliação lúdica, constatamos que o diálogo mediado pelas multimídias desempenha um papel primordial na construção do conhecimento e que a problematização favorece que o aluno participe do contexto em que se encontra, propiciando ambiente enriquecedor e rompendo com as barreiras impostas por um sistema baseado na educação bancária.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, D. S.; AZEVEDO, E. B. V.; CARVALHO, L. A.; NOGUEIRA, L.. AZEVEDO. O vídeo na construção de uma educação do olhar. Perspectivas online, v.3, n. 9, p.153-174, janeiro-março, 2009. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/revista_antiga/article/view/353/264. Acesso em: 06 ago. 2022.

BENEDETTI-FILHO, E. B.; FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI, L. P. S.; CRAVEIRO, J. A. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de teoria atômica. Química nova na escola, São Paulo. v. 31, n. 2, p. 88-95, maio 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_2/05-RSA-1908.pdf. Acesso em: 06 ago. 2022.

BARROS, S. B. A.; PIMENTEL, L. M. M.; LOPES, R. S.; BARROS, J. M. L.; BARROS, F. A. A. O lúdico como atividade avaliativa no ensino de química: o uso de palavras cruzadas em uma turma de jovens e adultos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS COINTER, 2018. DOI: https://doi.org/10.31692/2358-9728.VCOINTERPDVL.2018.00001 . Acesso em: 17 ago. 2022.

CAVALCANTI, E.L.D. O lúdico e a avaliação da aprendizagem: relações de diálogos possíveis. In: Didatização Lúdica no Ensino de Química / Ciências: Teorias de aprendizagem e outras interfaces. CLEOPHAS, M. G.; SOARES, M. H. F. B. (Orgs)São Paulo: Livraria da Física, 2018.

CUNHA, Marcia Borin. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para a utilização em sala de aula. Química nova na escola, São Paulo.v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em: 06 ago. 2022.

DIAS, A. S.; SILVA, A. P. B. A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91 ,n. 229, p. 622-633, 2010. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2895. Acesso em: 06 ago. 2022.

FARIA, Wilson de. Aprendizagem e planejamento de ensino. Ed. São Paulo: Ática. 1989. 86 p.

FERREIRA LIMA, Verônica.; MERÇON, Fábio. Metais pesados no ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 4, p. 199-205, novembro 2011. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_4/199-CCD-7510.pdf.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998. 165 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 218 p.

GAGNÉ, Robert. M. Como se realiza a aprendizagem. 1ºed Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1975. 270 p.

GARCEZ, E. S. C.; SOARES, M. H. F. B. Um Estudo do Estado da Arte Sobre a Utilização do Lúdico em Ensino de Química, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e-ISSN 1984-2686, RBPEC 17(1), 183–214. Abril 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4438. Acesso em: 12 jul. 2022.

HELSER, Terry L. Safety wordsearch. Journal of Chemical Education, Washington, v. 76, n. 4, p. 495-495, abril 1999. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/ed076p495. Acesso em 10 jul. 2022.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. 243 p.

LIMAS, M. E. M. O uso do vídeo como instrumento didático educativo. 2007. 24 f. Trabalho de conclusão de Curso (Pós-graduação) Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2007.

MONTEIRO, B. M. M.; ONO, B. H. V. S.; SILVA, E. S. M.; SOUZA, J. C. Acrostics and Crosswords as Advance Organizers to Meaningful Learning in Medical Education. Creative Education, 2020, 11, 1213-1222. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperabs.aspx?paperid=102035 Acesso em 11 ago. 2022.

MORAES, F. A.; SOARES, M. H. F. B. Uma proposta para a elaboração do jogo pedagógico a partir da concepção de esquemas conceituais. Educação em Revista [online]. 2021, v. 37 [Acessado 11 Agosto 2022] , e25000. . Epub 01 Nov 2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469825000 .Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469825000. Acesso em:10 ago. 2022.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. ed São Paulo: EPU, 1999. 195p

MOST, Clark. General chemistry crossword puzzle. Journal of Chemical Education, Washington, v. 70, n. 12, p. 1039-1039, December 1993. Disponível em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/ed070p1039. Acesso em: 08 jul 2022.

NASCIMENTO, W. S. do.; CAMPOS, A.F.; JUNIOR, C. A.C.M. de.; BARBOSA, R. M. N.; LACERDA, C.C.; SILVA, C.E.G. A construção e o uso de palavras cruzadas no ensino de química orgânica. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA 14., 2008. Recife. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0876-2.pdf . Acesso em 17 ago. 2022.

OLIVEIRA, Francismara Neves de; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra, (Orgnizadoras). (Re)significando o lúdico: jogar e brincar como espaço de reflexão. Londrina: Eduel, 2009.

PERRENOUD, P; PATRICIA, C. R. Dez novas competências para ensinar. Utilizar novas tecnologias. 1ºed Porto Alegre: Artmed, 2008 p 125-138

PIERONI, O.I.; VUANO, B. M.; CIOLINO, A. E. Classroom innovation: games to make chemistry more interesting and fun. The Chemical Educator. New York, v. 5., n. 4, p. 167-170, august 2000. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s00897000393a. Acesso em 12 ago. 2022.

SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Argumentação no ensino superior de Química: reflexões a partir das interações estabelecidas em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2007. Florianópolis. Atas do IV... [Florianópolis], 2007.

SANTANA, E.M.; REZENDE, D. B. A influência de jogos e atividades lúdicas no Ensino e Aprendizagem de Química. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 6., 2007. Florianópolis. Anais... Florianópolis, VI ENPEC: 2007. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001676729. Acesso: 29 jul. 2022

SILVA, K. N. FERREIRA, L. C. Palavras cruzadas como estratégia para o ensino de proteínas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15., 2010. Brasília. Disponível em: http://www.sbq.org.br/eneq/xv/resumos/R0588-2.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.

SILVA, K. N.; SILVA-FORSBERG, M. C. Palavras cruzadas na educação ambiental: recurso didático de abordagem da coleta seletiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009. Florianópolis.

SOARES, Márlon. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações.1. ed. Guarapari, ES: Exlibris, 2008. p.169.

TUYSUZ, Cengiz. Effect of the computer based game on pré-service teachers’ achievement, attitudes, metacognition and motivation in chemistry. Scientific Research and Essay. Boise, v. 4, n. 8, p. 780-790, August, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268205182_Effect_of_the_computer_based_game_on_pre-service_teachers'_achievement_attitudes_metacognition_and_motivation_in_chemistry. Acesso em 05 ago. 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar.1. ed. Porto Alegre: Art Med, 1998. 221 p.

Published

06-02-2023

How to Cite

AMORIM DA SILVA, E. .; AYALA CORREA, W. .; PORTUGUÊS , M. B. de; PORTUGUÊS, D. C.; EDEMAR; FIORUCCI, A. R. O tema “metais pesados” no ensino de Química:: uma abordagem histórica e contextualizada utilizando tecnologias de informação e comunicação, ludicidade e problematização. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 220–246, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30002. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30002. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Relatos de experiências