A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

PERCEPÇÕES DOCENTES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32173

Palavras-chave:

educação inclusiva, inclusão escolar, educação especial, formação de professores, extensão universitária

Resumo

Este trabalho verificou a percepção de docentes atuantes em escolas públicas municipais de um município do interior do Estado de São Paulo/Brasil, em relação à temática da Educação Especial e da educação inclusiva. Mediante a análise do corpus foi possível compreender as potencialidades e possíveis reflexos decorrentes da formação contínua e continuada, consolidadas por meio de um curso de extensão ofertado por uma universidade federal. A investigação adotou pressupostos de metodologia mista, desenvolvida de forma exploratória, descritiva e analítica.  A constituição do corpus inicial de análise se deu por meio do delineamento das respostas de um questionário aberto, ora direcionado aos alunos do curso de formação mencionado na introdução deste trabalho. Após a constituição dos dados do corpus, tais elementos foram analisados mediante critérios qualitativos da Análise Textual Discursiva e métodos e técnicas de Análise Estatística Textual, por meio da Classificação Hierárquica Descendente e de elementos estatísticos. Os resultados apontam que o curso mencionado promoveu, majoritariamente, uma boa compreensão/percepção cursistas, em relação a temas relacionados à educação inclusiva, evidenciando contribuições relevantes para a inclusão escolar.

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

AUGUSTO DE SOUZA NETO, O.; VERASZTO, E. V.; MARIA ESTEVAM MARQUES, L. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : PERCEPÇÕES DOCENTES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE04, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32173. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32173. Acesso em: 21 nov. 2024.