O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CIDADÃS INTEGRAIS PROF. CELESTIN MALZAC E PROF. OLÍVIO PINTO EM JOÃO PESSOA/PB
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33479Palavras-chave:
ensino de geografia; recursos tecnológicos; escolas cidadãs integraisResumo
O artigo discute a influência das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, com foco nas aulas de geografia nas Escolas Estaduais Cidadãs Integrais Prof. Celestin Malzac e Prof. Olívio Pinto, em João Pessoa/PB. O objetivo do trabalho é analisar os recursos tecnológicos utilizados nas aulas de geografia no recorte espacial apresentado. Foram realizados a discussão teórica sobre recursos tecnológicos, a caracterização do bairro pesquisado no qual as escolas estão situadas, e, por fim, uma análise dos resultados da pesquisa feita com os professores que atuam nas respectivas escolas do bairro investigado. O resultado obtido da investigação foi de que a maior parte dos professores utilizam com frequência recursos tecnológicos em suas aulas e que seus maiores desafios quanto a esses é o acesso à Internet. Mas, todos concluem que ao utilizarem os recursos tecnológicos percebem que suas aulas possuem uma melhor qualidade de ensino. Logo, é perceptível que os recursos tecnológicos são uma linguagem contemporânea e significativa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em sua formação cidadã.
Downloads
Referências
AGUIAR, Francisco Jacinto Batista de. Violência no bairro de Valentina. 2016. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: http://www.ccen.ufpb.br/ccblg/contents/documentos/bacharelado/trabalhos-de-conclusao-de-curso-2017.1/francisco-jacinto-batista-de-aguiar.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.
BARROS, Ludmila Silva de Lima; BENTO, Victor Régio da Silva. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DESAFIOS . UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 24-39, 2023. DOI: 10.29327/268458.4.2-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6268. Acesso em: 3 jul. 2023.
DORIGONI, Gilza Maria Leite; SILVA, JCda. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. Santa Catarina. In.: UNIOESTE, p. 1-30, 2008.
FERNANDES, João Victor Ferreira; SANTOS, Railma Aparecida; FERREIRA, Renata Santos; ALVES, Rahyan de Carvalho. RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: uma transposição significativa para o ensino de geografia. Geofronter, Campo Grande, v. 9, n. 1, p. 1-19, 29 jun. 2023. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/index. Acesso em: 2 jul. 2023.
PARAÍBA. Lei nº 10.488, de 23 de junho de 2015. Plano Estadual de Educação da Paraíba (2015-2025). Disponível em: http://static.paraiba.pb.gov.br/2016/07/Lei-n%C2%BA-10.488-Plano-Estadual-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-ANEXO-DO-PLANO-ESTADUAL-1-3-1.pdf . Acesso em: 03 jul. 2023.
STÜRMER, Arthur Breno. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-12, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92. Date accessed: 03 july 2023.
Downloads
Publicado
Versões
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.