O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CIDADÃS INTEGRAIS PROF. CELESTIN MALZAC E PROF. OLÍVIO PINTO EM JOÃO PESSOA/PB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33479

Keywords:

ensino de geografia; recursos tecnológicos; escolas cidadãs integrais

Abstract

O artigo discute a influência das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, com foco nas aulas de geografia nas Escolas Estaduais Cidadãs Integrais Prof. Celestin Malzac e Prof. Olívio Pinto, em João Pessoa/PB. O objetivo do trabalho é analisar os recursos tecnológicos utilizados nas aulas de geografia no recorte espacial apresentado. Foram realizados a discussão teórica sobre recursos tecnológicos, a caracterização do bairro pesquisado no qual as escolas estão situadas, e, por fim, uma análise dos resultados da pesquisa feita com os professores que atuam nas respectivas escolas do bairro investigado. O resultado obtido da investigação foi de que a maior parte dos professores utilizam com frequência recursos tecnológicos em suas aulas e que seus maiores desafios quanto a esses é o acesso à Internet. Mas, todos concluem que ao utilizarem os recursos tecnológicos percebem que suas aulas possuem uma melhor qualidade de ensino. Logo, é perceptível que os recursos tecnológicos são uma linguagem contemporânea e significativa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em sua formação cidadã.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Igor Silvestre dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Geografia.

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em educação.

Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em educação.

Túlia Fernanda Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Gerontologia.

References

AGUIAR, Francisco Jacinto Batista de. Violência no bairro de Valentina. 2016. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: http://www.ccen.ufpb.br/ccblg/contents/documentos/bacharelado/trabalhos-de-conclusao-de-curso-2017.1/francisco-jacinto-batista-de-aguiar.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.

BARROS, Ludmila Silva de Lima; BENTO, Victor Régio da Silva. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DESAFIOS . UÁQUIRI - Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 24-39, 2023. DOI: 10.29327/268458.4.2-2. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/6268. Acesso em: 3 jul. 2023.

DORIGONI, Gilza Maria Leite; SILVA, JCda. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. Santa Catarina. In.: UNIOESTE, p. 1-30, 2008.

FERNANDES, João Victor Ferreira; SANTOS, Railma Aparecida; FERREIRA, Renata Santos; ALVES, Rahyan de Carvalho. RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: uma transposição significativa para o ensino de geografia. Geofronter, Campo Grande, v. 9, n. 1, p. 1-19, 29 jun. 2023. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/index. Acesso em: 2 jul. 2023.

PARAÍBA. Lei nº 10.488, de 23 de junho de 2015. Plano Estadual de Educação da Paraíba (2015-2025). Disponível em: http://static.paraiba.pb.gov.br/2016/07/Lei-n%C2%BA-10.488-Plano-Estadual-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-ANEXO-DO-PLANO-ESTADUAL-1-3-1.pdf . Acesso em: 03 jul. 2023.

STÜRMER, Arthur Breno. As tic’s nas escolas e os desafios no ensino de geografia na educação básica. Geosaberes, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 3-12, dec. 2011. ISSN 2178-0463. Available at: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/92. Date accessed: 03 july 2023.

Published

24-09-2023 — Updated on 25-09-2023

Versions

How to Cite

SILVESTRE DOS SANTOS, I.; MEIRA GARCIA, T. C.; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, D.; MEIRA GARCIA, T. F. O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CIDADÃS INTEGRAIS PROF. CELESTIN MALZAC E PROF. OLÍVIO PINTO EM JOÃO PESSOA/PB. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 246–260, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33479. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Teaching and Educational Technology