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O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CIDADÃS INTEGRAIS PROF. CELESTIN MALZAC E PROF. OLÍVIO PINTO EM JOÃO PESSOA/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33479

Palavras-chave:

ensino de geografia; recursos tecnológicos; escolas cidadãs integrais

Resumo

O artigo discute a influência das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, com foco nas aulas de geografia nas Escolas Estaduais Cidadãs Integrais Prof. Celestin Malzac e Prof. Olívio Pinto, em João Pessoa/PB. O objetivo do trabalho é analisar os recursos tecnológicos utilizados nas aulas de geografia no recorte espacial apresentado. Foram realizados a discussão teórica sobre recursos tecnológicos, a caracterização do bairro pesquisado no qual as escolas estão situadas, e, por fim, uma análise dos resultados da pesquisa feita com os professores que atuam nas respectivas escolas do bairro investigado. O resultado obtido da investigação foi de que a maior parte dos professores utilizam com frequência recursos tecnológicos em suas aulas e que seus maiores desafios quanto a esses é o acesso à Internet. Mas, todos concluem que ao utilizarem os recursos tecnológicos percebem que suas aulas possuem uma melhor qualidade de ensino. Logo, é perceptível que os recursos tecnológicos são uma linguagem contemporânea e significativa no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em sua formação cidadã.

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Biografia do Autor

Igor Silvestre dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Geografia.

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em educação.

Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em educação.

Túlia Fernanda Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Gerontologia.

Referências

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Publicado

24-09-2023

Versões

Como Citar

SILVESTRE DOS SANTOS, I.; MEIRA GARCIA, T. C.; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, D.; MEIRA GARCIA, T. F. O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS CIDADÃS INTEGRAIS PROF. CELESTIN MALZAC E PROF. OLÍVIO PINTO EM JOÃO PESSOA/PB. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 246–260, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33479. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33479. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional