AS TDIC’S NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCAL DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Valéria Évelin Freitas de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Natal Central
  • Tulia Fernanda Meira Garcia
  • Tânia Cristina Meira Garcia
  • Djanni Martinho dos Santos Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33546

Palavras-chave:

TDIC's, Ensino Remoto Emergencial, Geografia escolar

Resumo

O presente estudo analisa como se deu o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Natal Central, no período de adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) a fim de avaliar os desafios enfrentados pelos professores para promover a mediação didático-pedagógica da Geografia escolar tendo como suporte as TDIC’s. Nesse percurso, visualiza-se como objetivo geral: analisar o uso das TDIC’s nas aulas de Geografia em turmas do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional do IFRN/CNAT, no período de adoção do ERE. Como objetivos específicos, buscou-se: Discutir o Ensino Remoto Emergencial no âmbito da Pandemia COVID-19; identificar os recursos tecnológicos digitais mais usados pelos professores neste período e investigar os desafios e as potencialidades das TDIC’s ao processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, tipo relato de experiência, de natureza qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos as pesquisas do tipo exploratória (GIL, 2008) e bibliográfica (GIL, 2002), além da pesquisa de campo (SEVERINO, 2016), cujo instrumento técnico de coleta de dados foi a aplicação de questionários semiestruturados, bem como a observação participante (GIL, 2008). Os resultados da pesquisa evidenciaram que para os professores as TDIC’s no ensino de Geografia são ferramentas potentes, principalmente para inovações didático-metodológicas, promoção do engajamento e aprendizagem significativa, mesmo diante dos desafios enfrentados e dos limites da iniquidade digital do país.  

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Publicado

24-09-2023 — Atualizado em 25-09-2023

Versões

Como Citar

FREITAS DE SOUZA, V. Évelin; MEIRA GARCIA, T. F. .; MEIRA GARCIA, T. C.; DOS SANTOS SOBRINHO, D. M. . AS TDIC’S NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCAL DA GEOGRAFIA ESCOLAR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 297–315, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33546. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33546. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional