AS TDIC’S NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCAL DA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33546Keywords:
TDIC's, Ensino Remoto Emergencial, Geografia escolarAbstract
This study analyzes the problems that involved the teaching-learning process in the High School Integrated to Professional Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte/Natal Central Campus, in the period of adoption of Emergency Remote Teaching (ERE) in order to evaluate the challenges faced by teachers to promote the didactic-pedagogical mediation of school Geography with the support of the TDIC's. In this course, the general objective is to analyze the use of TDIC's in Geography classes in classes of the High School Integrated to Professional Education of the IFRN/CNAT, in the period of adoption of the ERE. As specific objectives, we sought: Discuss Emergency Remote Teaching in the context of the COVID-19 Pandemic; identify the digital technological resources most used by teachers in this period and investigate the challenges and potentialities of TDIC's to the teaching-learning process of school geography. This is an exploratory-descriptive study, like an experience report, of a qualitative nature, using exploratory (GIL, 2008) and bibliographical (GIL, 2002) research as methodological procedures, in addition to field research (SEVERINO, 2016), whose technical data collection instrument was the application of semi-structured questionnaires, as well as participant observation (GIL, 2008). The research results showed that, for teachers, TDIC's in Geography teaching are powerful tools, mainly for didactic-methodological innovations, promotion of engagement and meaningful learning, even in the face of the challenges faced and the limits of the country's digital inequality.
Downloads
References
AMPARO, Sandoval dos Santos. Pandemia e Geografidade: da expansão do coronavírus às estratégias de prevenção. In: COUTO, Aiala Colares; MENDES, Luis Augusto Soares (Org.). Reflexões Geográficas em Tempos de Pandemia. Ananindeua: Itacaiúnas, 2020. p. 91-98.
ANJOS, A.M. dos; SILVA, G.E.G. da. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação. Cuiabá, MT: Secretaria de Tecnologia Educacional Universidade Federal de Mato Grosso, 2018.
APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: Estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial [New times, new challenges: Strategies for equal access to emergency remote teaching]. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. Suppl 1, p. 1-6, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº. 5/2020. Brasília/DF: Ministério da Educação, 28 abr. 2020. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN52020.pdf. Acesso em: 31 jul. 2022.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
COUTO, Aiala Colares; MENDES, Luis Augusto Soares (Org.). Reflexões geográficas em tempos de pandemia. Ananindeua: Itacaiúnas, 2020.
DAROS, Thuini. Covid-19 impulsiona uso de metodologias ativas no ensino a distância. Portal Desafios da Educação, Grupo A Educação/AS, 19 mar. 2020. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/coronavirus-metodolo-gias-ativas/. Acesso em: 09 fev. 2022.
DATAFOLHA. Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias – onda 1. São Paulo: Datafolha; Fundação Lemann; Imaginable Futures, maio 2020.
GARCIA, T.C.M; GARCIA, T.F.M. Sequência Pedagógica aplicada ao ensino on-line EAD. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 3).
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
HOFFMANN, A. C. O.; BRITTES, R.; ZANON, Suzana Raquel Bisognin. Ações disruptivas e inovação na era da pandemia: relato de experiência sobre o USJ no caminho da (RE) invenção das práticas educativas. In: LACERDA, Tiago Eurico de; TEDESCO, Anderson Luiz (Org.). Educação em tempos de COVID-19: desafios e possibilidades. Curitiba: Bagai, 2020. v. 1, p. 15-31.
IFRN. IFRN publica Diretrizes Pedagógicas para o Ensino Remoto. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/ifrn-publica-diretrizes-pedagogicas-para-o-ensino-remoto-1. Acesso em: 17 jun. 2023.
KHALIL, O. A. K.; KHALIL, S. S. SARS-CoV-2: Taxonomia, Origem e Constituição. Revista De Medicina, v. 99, n. 5, p. 473-479, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i5p473-479. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/169595. Acesso em: 05 jun. 2023.
MORAIS, J. J. P.; BENFICA, M. L.; PATROCÍNIO, W. P. Vulnerabilidade educacional em tempos de pandemia: a situação das Escolas Estaduais de Minas Gerais e o FUNDEB como possibilidade. Pedagogia em Ação, v. 14, n. 2, p. 67-82, 2020.
MORAIS, Jerusa Vilhena de; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_2_07_ex1324.pdf. Acesso em: 05 jun. 2023.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 24 mar. 2022.
PALMEIRA, R. L.; DA SILVA, A. A. R.; RIBEIRO, W. L. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia: a utilização dos recursos tecnológicos na Educação Superior. HOLOS, [S. l.], v. 5, p. 1-13, 2020. DOI: 10.15628/holos.2020.10810. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10810. Acesso em: 1 ago. 2023.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E. de; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria. Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
PENÍNSULA, I. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.
RÊGO, Maria Carmem Diógenes; GARCIA, Tânia Cristina Meira; GARCIA, Tulia Fernanda Meira. Ensino Remoto Emergencial: Estratégia de Aprendizagem com Metodologias Ativas. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 6).
SCHUCK, R. J.; CAZAROTTO, R. T.; SANTANA, E. L. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 3, p. 1131-1154, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54601. Acesso em: 22 jun. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SANTOS, Clodoaldo Almeida dos; SALES, Antonio. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no trabalho docente. Curitiba: Appris, 2017.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e meio técnico científico e informacional. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SILVA, G. C. N; CANTO, T. S. TDICS, ENSINO DE GEOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: CONSTRUINDO APROXIMAÇÕES E EXPLORANDO SUAS POSSIBILIDADES JUNTO AO PIBID. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/ereg/article/download/3698/3569/13777.
SILVA, M.; NASCIMENTO, L.; FÉLIX, P. Ensino Remoto e Educação Geográfica em tempos de Pandemia. 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID1564_01102020223030.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.
SOUZA, E. P. de. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 110-118, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/7127. Acesso em: 18 fev. 2022.
TARTAGLIA, Leandro. Paisagens pandêmicas de um Brasil urbano em crise. In: COUTO, Aiala Colares; MENDES, Luis Augusto Soares (Org.). Reflexões Geográficas em Tempos de Pandemia. Ananindeua: Itacaiúnas, 2020. p. 71-78.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease (COVID-19). Reference: Situation Report – 51 [Internet]. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10. Acesso em: 05 jun. 2023.
Downloads
Published
Versions
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.