THE ROAD NOT TAKEN: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE LÍNGUA E REALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Victor Augusto Menezes Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Uma língua aponta uma realidade existente ou, ao contrário, só há uma realidade devido à existência de uma língua humana? Para além de buscar uma resposta a um questionamento quase tão antigo quanto a própria filosofia, este artigo busca refletir sobre as consequências dessa discussão para o ensino de língua estrangeira, tomando como base uma concepção filosófica de educação. São também apresentadas entrevistas com três profissionais de ensino de francês em escolas públicas do Rio de Janeiro como forma de verificar se tal reflexão filosófica é possível no trabalho em sala de aula, bem como os modos como isso pode ser feito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Augusto Menezes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Letras - Português/Francês pela UERJ (2014)

Downloads

Publicado

12-02-2015

Como Citar

RIBEIRO, V. A. M. THE ROAD NOT TAKEN: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE LÍNGUA E REALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5813. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino