THE ROAD NOT TAKEN: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE LÍNGUA E REALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores/as

  • Victor Augusto Menezes Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

Uma língua aponta uma realidade existente ou, ao contrário, só há uma realidade devido à existência de uma língua humana? Para além de buscar uma resposta a um questionamento quase tão antigo quanto a própria filosofia, este artigo busca refletir sobre as consequências dessa discussão para o ensino de língua estrangeira, tomando como base uma concepção filosófica de educação. São também apresentadas entrevistas com três profissionais de ensino de francês em escolas públicas do Rio de Janeiro como forma de verificar se tal reflexão filosófica é possível no trabalho em sala de aula, bem como os modos como isso pode ser feito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Augusto Menezes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Letras - Português/Francês pela UERJ (2014)

Publicado

12-02-2015

Cómo citar

RIBEIRO, V. A. M. THE ROAD NOT TAKEN: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE LÍNGUA E REALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 11, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/5813. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino