THE ROAD NOT TAKEN: UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE LÍNGUA E REALIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Abstract
Uma língua aponta uma realidade existente ou, ao contrário, só há uma realidade devido à existência de uma língua humana? Para além de buscar uma resposta a um questionamento quase tão antigo quanto a própria filosofia, este artigo busca refletir sobre as consequências dessa discussão para o ensino de língua estrangeira, tomando como base uma concepção filosófica de educação. São também apresentadas entrevistas com três profissionais de ensino de francês em escolas públicas do Rio de Janeiro como forma de verificar se tal reflexão filosófica é possível no trabalho em sala de aula, bem como os modos como isso pode ser feito.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.