DIVERSIDADE E ADVERSIDADE: A EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO LIBERAL-ILUMINISTA
Resumo
O intuito deste trabalho é analisar o conceito de educação e sua relação com o conceito de cidadania dentro do período iluminista, momento que traz de forma nítida os contornos do regime econômico liberal, cujos ideais de racionalidade e livre concorrência passam a ditar as normas de comportamento da sociedade como um todo. Por um lado, observaremos que desta relação derivam ideias de um sistema educacional livre, laico e gratuito – vislumbrando o desenvolvimento pleno do educando – mas, por outro lado, o estímulo ao individualismo e à competição fará com que este sistema muitas vezes seja caracterizado como elitista, conservador e dominado pelo livre jogo do mercado, o que para nós entra em contradição com a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento da consciência cidadã. Rousseau surgirá neste período iluminista como restaurador da relação entre educação e cidadania, ou melhor, abrirá as portas da educação para uma revisão pedagógica que, de modo estrito, visou o desenvolvimento bilateral entre os aspectos individual e comunitário; entretanto, será ainda a influência do regime liberal na educação que trará uma rápida transformação técnica da educação: educadores e educandos, agora sob forte racionalização dos conteúdos escolares nos parecem refletir uma educação para o ajustamento e não para a emancipação e exercício da cidadania, o que também nos remete no momento atual a observar a tendência trans-épocal de buscar o esclarecimento visando combater o mito e o poder, ou seja, o mesmo projeto do século das luzes
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.