INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PROPOSTA DE EDGAR MORIN

Autores

  • Ana Paula Perardt Farias FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Renata Nazaré Machado Tárrio dos Santos FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

Resumo

Este artigo teve por objetivo compreender como a interdisciplinaridade atua no perfil de ensino das universidades para uma aprendizagem mais efetiva e pela busca do conhecimento. Também se discutiu a importância dos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por Edgar Morin (2000), no que tange o contexto atual brasileiro do ensino superior. Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica a fim de contribuir para a reflexão de um ensino universitário mais complexo. Considera-se, por fim, que as reflexões preliminares apontaram para os seguintes aspectos: a importância do projeto pedagógico como norteador dos objetivos do ensino; a integração interdisciplinar como um processo para a melhoria da qualidade do ensino. Conclui-se que a educação superior funciona, na realidade atual, como palco principal da possibilidade de trabalhar os setes saberes necessários para a educação do futuro. Para isto, é fundamental uma postura diferenciada dos docentes para enfrentar o mercado que propõe cursos de graduação essencialmente técnicos, em detrimento do conhecimento complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Perardt Farias, FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMU).

Renata Nazaré Machado Tárrio dos Santos, FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Especialista em Cultura e Meios de Comunicação pela PUC-SP/SEPAC. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

14-09-2015

Como Citar

PERARDT FARIAS, A. P.; MACHADO TÁRRIO DOS SANTOS, R. N. INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PROPOSTA DE EDGAR MORIN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 12, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/7064. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Ensino