INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PROPOSTA DE EDGAR MORIN
Resumen
Este artigo teve por objetivo compreender como a interdisciplinaridade atua no perfil de ensino das universidades para uma aprendizagem mais efetiva e pela busca do conhecimento. Também se discutiu a importância dos sete saberes necessários à educação do futuro, propostos por Edgar Morin (2000), no que tange o contexto atual brasileiro do ensino superior. Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica a fim de contribuir para a reflexão de um ensino universitário mais complexo. Considera-se, por fim, que as reflexões preliminares apontaram para os seguintes aspectos: a importância do projeto pedagógico como norteador dos objetivos do ensino; a integração interdisciplinar como um processo para a melhoria da qualidade do ensino. Conclui-se que a educação superior funciona, na realidade atual, como palco principal da possibilidade de trabalhar os setes saberes necessários para a educação do futuro. Para isto, é fundamental uma postura diferenciada dos docentes para enfrentar o mercado que propõe cursos de graduação essencialmente técnicos, em detrimento do conhecimento complexo.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.