O FLÂNEUR E AS PASSAGENS PARISIENSES: NO LIMIAR ENTRE O REAL E O ONÍRICO

Autores

  • Priscilla Stuart da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Neste artigo mostra-se como a figura do flâneur, um dos arquivos mais extenso da obra Passagens, representa a ambiguidade própria do advento da modernidade: tanto no que diz respeito à crítica a mercadoria e aos aspectos do capitalismo emergente na sociedade moderna parisiense e europeia em geral, como também seu significado enquanto representante do aspecto onírico e poético da ascensão da cidade-grande moderna. 

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Biografia do Autor

Priscilla Stuart da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Filosofia - UFSC (2010) e Mestre em Educação, pela Linha de Pesquisa Filosofia da Educação (2013). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Linha de Pesquisa Filosofia da Educação, na UFSC.199

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Publicado

31-10-2016

Como Citar

STUART DA SILVA, P. O FLÂNEUR E AS PASSAGENS PARISIENSES: NO LIMIAR ENTRE O REAL E O ONÍRICO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], n. 14, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/9884. Acesso em: 18 abr. 2024.