A DISTINÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS SEGUNDO O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL EM BOURDIEU, E A TEORIA DA CLASSE DE LAZER DE THORSTEIN VEBLEN
Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar a sociologia de Bourdieu, naquele âmbito em que o sociólogo estuda a heterogeneidade das classes sociais através da relação da natureza dos capitais adquiridos, isto é, o capital econômico versus o capital cultural, e a sociologia de Veblen, o qual parte da ideia que a sociedade é desde sempre o palco do teatro de conflitos e dominação, no interior da qual os indivíduos são movidos pelos seus instintos e pulsões irracionais em busca de distinção e superioridade social. Em ambos os autores, o poder econômico é antes de tudo o poder de colocar a necessidade econômica à distância. Entretanto, tentar-se-á mostrar que enquanto no modelo de Bourdieu, o indivíduo é socialmente classificado pela orientação de suas práticas que manifestam as características de seus “habitus”, e assim, de seu status social, mas não é ele propriamente o autor dessa manifestação, em Veblen, ao contrário, o autor é absolutamente consciente de seu ato e o próprio motor da sua ação consumista ostentatória.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.