PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES

Authors

  • Paulo Lucas da Silva
  • Ivana de Oliveira Gomes e Silva

Abstract

Discute a situaçáo empírico-pragmática na qual está submersa a pesquisa acadêmica, destacando a relaçáo dialética sujeito-objeto como elementos necessários à formaçáo cultural e à humanizaçáo, desde que considerados na medida e posiçáo corretas. A exacerbaçáo da empiria acaba por embrutecer o espírito comprometendo a produçáo da verdade, ainda que náo seja a produçáo deliberada da incorreçáo. Como prática e produçáo social, a pesquisa acadêmica acaba sendo colaboradora da situaçáo danificada em que se encontra a realidade. O retorno à teoria, tal como exalta Hegel, Adorno e Horkheimer, é uma forma de pensar a humanizaçáo na academia, sob a égide da verdade.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-06-2012

How to Cite

SILVA, P. L. da; SILVA, I. de O. G. e. PESQUISA ACADÊMICA E REALIDADE DANIFICADA: REFLEXÕES. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 1, n. 7, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1924. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Foundations of Education and Teaching