SER NEGRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE "IDENTIDADE NEGRA"
Abstract
O artigo reflete sobre a necessidade de pensar o “ser” como “identidade” uma vez que se quer interpretar fenômenos no mundo. Assim, faz-se um estudo de caso sobre militantes negros da cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte com o objetivo de demonstrar como o “ser”, ao participar de um movimento dialético, constrói-se como “identidade” a partir da diferença. Assim, o “ser”, expresso como “ser negro” enquanto “identidade negra”, é pensado como um fenômeno dinâmico e contextual. A identidade náo se torna uma realidade estanque, mas sujeita as transformações e mudanças tanto ao nível grupal como da sociedade. De modo geral, o artigo procura articular uma discussáo na qual a identidade negra possa ser pensada como produto dos contatos e da mistura das raças; além de outros fatores como a relaçáo com o continente africano e o uso do corpo negro. Com isso, buscamos, através deste estudo de caso, apresentar como o “ser”, a “identidade”, pode ser construído pela alteridade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.