O "LUGAR" DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Encontrar um sentido para o ensino de filosofia na educaçáo básica, atualmente, requer um olhar sobre a escola brasileira que, em geral, está permeada por uma concepçáo de ensino prioritariamente informativa e enciclopédica (às vezes ingenuamente humanística, outras vezes em demasia cientificista). Entre este e outros problemas os discursos em defesa da filosofia no ensino médio, com raras exceções, descrevem o próprio ensino da filosofia distanciado da realidade brasileira, hoje. Como se o ensino da filosofia náo sofresse, influências externas, problemas que advém das políticas públicas e do planejamento na educaçáo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.