FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM FILOSOFIA: UM MODELO PARA AS REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CONTEXTO PIBID

Autores/as

  • Fábio Antonio Gabriel UEPG - SEED PR
  • Ana Lúcia Pereira Baccon UEPG

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado das contribuições do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), em relação à formação de futuros professores de Filosofia. Os sujeitos da pesquisa são acadêmicos bolsistas e um professor que atua como supervisor em um colégio localizado no Norte do Estado do Paraná (Brasil). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Propomos, na presente pesquisa, um modelo para representar as relações construídas dentro do que denominamos "contexto PIBID" na formação inicial de licenciandos e na formação continuada de professores de Filosofia em serviço. O modelo pretende representar, sinteticamente, os elementos desse contexto e que constituem a situação da formação em referência. Supõe-se, aqui, que o contexto PIBID ocorre mediante a contribuição de componentes dispostos em uma triangulação, em que cada vértice faz-se representar por um dos elementos envolvidos: o professor-supervisor, o licenciando e a Universidade. Como conclusão do trabalho tem-se que o contato com a realidade e o cotidiano escolar possibilita aos licenciandos desenvolver sua capacidade didática e construir sua identidade como docente e ao professor supervisor manter-se em contínuo processo de formação continuada. 

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Biografía del autor/a

Fábio Antonio Gabriel, UEPG - SEED PR

Mestre em Educação pela UEPG, doutorando em Educação pela UEPG, bolsista Fundação Araucária

Ana Lúcia Pereira Baccon, UEPG

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

 

Publicado

31-10-2016

Cómo citar

GABRIEL, F. A.; BACCON, A. L. P. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM FILOSOFIA: UM MODELO PARA AS REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS NO CONTEXTO PIBID. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 14, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10146. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos de la Educación y la Enseñanza