MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A música como língua em Rousseau

Autores/as

  • Danielton Campos Melonio Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumen

As reflexões sobre a indústria cultural no séc. XX apontam que a música é em geral uma forma de gerar apenas diversão e consumo. Mas, em 1781, Rousseau no Ensaio sobre a origem das línguas aponta uma análise diferente sobre a música. Assim, o objetivo aqui é explicar em que medida a música pode ser caracterizada como uma língua. Inicialmente, expõe-se de que forma as línguas foram originadas, conceitua-se a música de acordo com Rousseau e, por fim, explicita-se a relação entre música e língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielton Campos Melonio, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Filosofia e Mestre em Educação pela UFMA. Professor da UFMA no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Filosofia. Coordenador do Grupo de Estudos "Filosofia e Literatura".

Publicado

08-07-2017

Cómo citar

MELONIO, D. C. MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A música como língua em Rousseau. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10844. Acesso em: 21 nov. 2024.