MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A música como língua em Rousseau

Authors

  • Danielton Campos Melonio Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Abstract

As reflexões sobre a indústria cultural no séc. XX apontam que a música é em geral uma forma de gerar apenas diversão e consumo. Mas, em 1781, Rousseau no Ensaio sobre a origem das línguas aponta uma análise diferente sobre a música. Assim, o objetivo aqui é explicar em que medida a música pode ser caracterizada como uma língua. Inicialmente, expõe-se de que forma as línguas foram originadas, conceitua-se a música de acordo com Rousseau e, por fim, explicita-se a relação entre música e língua.

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Author Biography

Danielton Campos Melonio, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Filosofia e Mestre em Educação pela UFMA. Professor da UFMA no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/Filosofia. Coordenador do Grupo de Estudos "Filosofia e Literatura".

Published

08-07-2017

How to Cite

MELONIO, Danielton Campos. MELODIA, HARMONIA, CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS: A música como língua em Rousseau. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10844. Acesso em: 6 dec. 2025.