REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: Barreiras e Estratégias

Autores/as

  • Camila Garbeline

Resumen

A participação social é uma consolidação do processo democrático no fortalecimento da cidadania. Entretanto muitas conduções da participação é amadora, observam-se longos debates onde os problemas principais estão mascarados, ganhando destaque os temas que as forças econômicas e políticas desejam salientar. O objetivo geral do trabalho é um aporte teórico-metodológico sobre a participação social, como está sendo tratada pelos gestores e pela sociedade de diferentes países. No aporte teórico-metodológico percebe-se que o assunto referente ao tema vem sendo discutido mais recentemente, no período de 2008 a 2016. Para avançar no conhecimento sobre a participação social na gestão urbana-ambiental, foram pesquisados artigos como base teórica- metodológica de acordo com o tema da pesquisa, dos 64 artigos encontrados considerando o local e ano de publicação, foram utilizados 40 com estudos de caso em diferentes países, como nos Estados Unidos, China, Índia, Japão entre outros. Os artigos demonstraram que a obtenção da participação social é difícil, pois primeiro é considerado os objetivos da parte interessada, o que prevalece sobre a participação social. Entretanto, mesmo com as barreiras na participação, foram elucidados quatro estudos de caso que mostram uma participação social ativa, com poder de influenciar decisões na implementação dos empreendimentos. Percebe-se que os níveis de participação podem evoluir para formas mais democráticas dependendo de como a sociedade movimenta-se para lutar por esse direito. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

08-07-2017

Cómo citar

GARBELINE, C. REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: Barreiras e Estratégias. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/10973. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino