ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA CRIAÇÃO DE IDENTIDADE E SUSTENTABILIDADE

Autores/as

Resumen

Este ensaio busca analisar a importância em entender as necessidades e expectativas dos indivíduos em formação a fim de resgatar valores morais, com intuito de solidificar sua identidade. O conteúdo aborda os prejuízos experimentados pelos atores que desempenham papeis no campo educacional, notadamente no que diz respeito aos docentes, quando do exercício de sua profissão, dos discentes, enquanto receptores de informações e conhecimentos e, por fim, da sociedade, que é o receptáculo de todos os produtos humanos. A atual realidade acaba por acarretar a perda de identidade, e, por consequência, torna os indivíduos mais vulneráveis a copiar os modelos existentes, e, se não forem direcionadas a pensar no bem comum, acabam enaltecendo os maus arquétipos. Ao longo da história de nosso país, muitas ideias que estimulam a prosperidade da nação e enaltecem a valorização dos indivíduos foram propostas, mas as práticas se desvirtuaram dos objetivos apostos nos documentos, possivelmente porque culturalmente, os interesses de minorias sempre prevaleceram sobre os das maiorias. Para que possamos nos tornar sustentáveis, necessário se faz criar uma cultura de “sobrevivência saudável” a partir da conscientização das pessoas. O principal espaço para isso é o escolar/acadêmico, que deve estimular cada vez mais os aspectos atitudinais de caráter solidário. Para tanto, o processo ensino-aprendizagem precisa se tornar obra de arte, algo passível de desencadear sensibilidade e racionalidade, características típicas da “Educação Estética”.  É necessária a busca de um novo paradigma que oriente visões de mundo de forma equilibrada, que vise salvaguardar as possibilidades de vida digna para todos os seres humanos: e, como parte desse processo, a educação ocupa um papel de indiscutível centralidade, posto que repensar a escola é humanizá-la, voltando-a para o caminho da cooperação, do entendimento, do apoio a posturas sensatas e conciliatórias, com relações interpessoais que busquem transformar o ser humano, atingindo assim, a sustentabilidade da espécie.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

25-09-2017

Cómo citar

NOGUEIRA, P. L. ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA CRIAÇÃO DE IDENTIDADE E SUSTENTABILIDADE. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 16, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11245. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino