O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Éllen Patrícia Alves Castilho
  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar a contribuição do diálogo para o desenvolvimento do pensamento excelente. A educação moral e a prática da comunidade de investigação em sala de aula colocam o aluno a refletir sobre seu próprio pensamento na medida em que é confrontado com outras formas de pensar. Discutiremos a importância dessa prática, criando-se um ambiente educacional propício para o aprofundamento da dimensão ética, especialmente o aprendizado dos valores morais por meio da experiência reflexiva. A discussão desses conceitos prioriza o contexto da infância, e, por isso, o sujeito de que tratamos aqui é a criança. Nossa proposta é compreender o conceito de comunidade de investigação como uma pedagogia do diálogo e do pensamento, que envolve a dimensão ética da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

25-09-2017

Cómo citar

CASTILHO, Éllen P. A.; MURARO, D. N. O DIÁLOGO E A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 16, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11435. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino