A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO

Autores/as

  • Rodrigo Lima Teixeira Universidade federal do Amazonas

Resumen

O este artigo está baseado numa ideia que visa a Educação Filosófica nas escolas de Ensino Básico como forma de transformação do seu contexto social pelo qual os alunos estão inseridos e mostrar através da Filosofia uma forma de enxergar o seu universo e seu pensar de forma autônoma e diversa dentro da perspectiva educacional para formação do cidadão como todo. Assim, partindo desta reflexão e de como estar a educação atual, o objetivo deste artigo é tratar a Educação Filosófica com os moldes da paideia grega de forma simbólica para que o Ensino de Filosofia não seja só conteudista, mas sim reflexiva porquanto a Filosofia seja mais do que uma simples matéria, porém ela seja formadora ética e moral para construção de um cidadão e formar pensadores críticos e autônomos desde que todos tenham acesso a esta formação crítica. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Lima Teixeira, Universidade federal do Amazonas

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Email: rodrigoteixeira.jc@gmail.com

Publicado

25-09-2017

Cómo citar

TEIXEIRA, R. L. A PAIDEIA SIMBÓLICA COMO REFLEXÃO: O PENSAMENTO AUTÔNOMO NA DIVERSIDADE DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], n. 16, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/11466. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos da Educação e Ensino